NOTÍCIAS

Cultura | 29.05.14 - 18h34

Oficina marca Dia D de Inclusão da Pessoa com Deficiência

Comemorado nesta quinta-feira (29), o Dia Nacional de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e Beneficiários Reabilitados foi marcado por uma oficina de sensibilização dos funcionários do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda. Promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (Sedsdh), em parceria com a Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional, a iniciativa capacitou 20 servidores do posto de atendimento da Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife.

Esta foi a primeira vez que a oficina foi realizada com os funcionários do Sistema Público de Emprego. “São eles que têm o primeiro contato com os deficientes que estão tentando se inserir no mercado de trabalho. Por isso, é fundamental melhorar o atendimento a esse público, além de acabar com a ideia de que pessoas com deficiência não produzem”, explicou a gerente de Promoção dos Direitos Humanos, Cacilda Medeiros.

Além de abordar o tema da deficiência física e mental, a oficina dá dicas de convivência. “Muitas pessoas não sabem como abordar alguém com deficiência. Muitos têm medo ou pena, mas precisamos quebrar esse paradigma de que os deficientes devem ser tratados como coitadinhos”, disse Cacilda.

Participaram da oficina funcionários de diversos setores do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, de atendimento a serviços gerais. “Procuramos envolver todos. Além disso, em comemoração a este dia, reforçamos com a equipe de telemarketing a captação de vagas, junto às empresas, para pessoas com deficiência”, afirmou o gerente de Empregabilidade, Rafael Nicéas. Segundo ele, o posto de atendimento da Avenida Rio Branco atende, em média, 60 deficientes físicos por dia.