NOTÍCIAS

| 29.05.15 - 15h00

Holofotes​: Pessoas ​em situação de rua ​contam sua história​ em documentário ​

img_alt

Para cuidar dessas pessoas, a equipe do Consultório na Rua acompanha esses cidadãos, oferecendo serviços de saúde, como encaminhamentos para unidades de saúde e apoio psicológico. (Foto: Inaldo Lins/ PCR)

"​Para uma parcela da população, alguns elementos são normais: Um papelão, frio, fome, calçadas, rua. Além de necessidades físicas, ​ess​as pessoas precisam de atenção e cuidado com a saúde em todas as áreas, já que estão mais vulneráveis​​", relata Brena Leite, coordenadora do Programa Consultório na Rua que completa um ano de implantação no Recife. ​P​ara comemorar a data, a equipe promoveu um dia diferente para os usuários do serviço com a exibi​ção, n​a noite de quinta-feira (28)​,​ ​d​o documentário O quê que a rua tem​, ocorrida no Mercado ​P​úblico ​de Brasília Teimosa.


Protagonizado pelos moradores de rua​, o documentário conduziu todos os holofotes para Sr. Luiz, Josenildo, Ricardo, Leonardo, Walfrido, Dona Maria José, Idelson e Múcio​. O quê que a rua tem procura mostrar o ponto de vista dessas pessoas, ​dando um espaço para elas se expressarem.​ ​Para ​o ​Sr. Luiz Franciso de Oliveira, de 61 anos, morar na rua não é fácil, principalmente quando se é idoso. Ele foi um dos ​oito personagens que apareceram no documentário e destacou a importância de ter sido entrevistado. “Eu agradeço pela oportunidade de falar e ser ouvido”, disse.

Para cuidar dess​as pessoas​, a equipe do Consultório na Rua, da Secretaria de Saúde do Recife, acompanha esses cidadãos​,​ oferecendo ​serviços de saúde, como encaminhamentos para unidades de saúde e apoio psicológico, se necessário. Segundo Brena Leite, coordenadora do programa, ​o documentário​, além de estabelecer um diálogo com o cidadão​,​ ​tem um retorno deles sobre o trabalho da equipe. “Queremos conversar com eles, saber como eles estão percebendo esse cuidado, como se sentem e, ​a partir dessa aproximação, estabelecer vínculos com eles”, destacou Brena.


Emerson Diniz da Silva é assistente social e está no Consultório na Rua desde ​que foi implantado em maio de 2014. Ele contou como a experiência tem sido gratificante. “Com esse trabalho​ também cresce​mos como profissionais. "Eles percebem que é um processo de construção ​mútuo, para que o cuidado com a saúde de cada um seja efetiva”, contou.

​Proposta - ​O Programa Consultório na Rua é uma política pública do Ministério da Saúde, implantada pela Prefeitura do Recife em maio de 2014, ​em três Distritos Sanitários da cidade - I, VI e VIII - , escolhidos por terem mais pessoas em situação de rua​. A proposta é dar atenção integral à saúde ​​a essa população. As equipes são formadas por profissionais como psicólogos, assistentes sociais e técnicos sociais. ​ Atualmente, 220 usuários estão cadastrados no programa. ​