Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 29.05.20 - 14h16

Prefeitura do Recife e Porto Digital anunciam Plano de Convivência com a Pandemia

img_alt

O plano tem o objetivo de promover a partir da análise de dados e informações, o planejamento da volta das atividades na cidade do Recife, de maneira que aconteça de forma segura do ponto de vista da Saúde e eficiente socioeconomicamente (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Com o objetivo de promover a retomada segura das atividades econômicas e sociais na cidade, que precisaram ser interrompidas devido à pandemia da covid-19, a Prefeitura do Recife e o Porto Digital anunciaram na manhã desta sexta-feira (29), o Plano de Convivência com a Pandemia. O plano vem sendo elaborado sob a coordenação técnica do Porto Digital, a partir de encomenda da Prefeitura do Recife, que está compilando e analisando dados e informações de aspectos demográficos, econômicos, sociais e do sistema de saúde para que a retomada gradual se dê da maneira mais segura e eficiente. 

O anúncio foi feito pelo prefeito Geraldo Julio durante coletiva de imprensa e contou com a participação por videoconferência do presidente do Porto Digital, Pierre Lucena. 

O prefeito Geraldo Julio falou sobre a nova etapa no enfrentamento a essa pandemia. “No início de maio fizemos uma encomenda tecnológica ao Porto Digital e através dessa encomenda foi montado um grande banco de dados com todas as informações sobre a pandemia, sobre a saúde dos recifenses, a economia, a renda e sobre várias outras questões voltadas ao funcionamento da cidade. A partir dessas informações foi preparado o Plano de Convivência com a Pandemia para os próximos meses. Tudo tem como premissa o respeito aos indicadores de saúde, nossa prioridade sempre é a vida. Nós acreditamos que o mês de junho, no decorrer do mês será possível a flexibilização de algumas atividades e alguns setores da economia e da renda em nossa cidade”, explicou o prefeito.

O prefeito Geraldo Julio explicou ainda que o Plano de Convivência com a Pandemia leva em conta todas as atividades classificadas com base na quantidade de empregos e na geração de renda, sendo avaliado também o grau de risco de contaminação  de cada uma delas. A análise também considera aspectos de cada região da cidade, além do impacto econômico delas, colocando salário da população, nível de emprego gerado por cada atividade, inclusive empregos informais e também pelo protocolo de saúde também de aglomeração de cada atividade. 

“Atendendo um chamado da Prefeitura do Recife, o Porto Digital recebeu uma encomenda tecnológica para organizar a partir de grandes dados e informações o planejamento da volta das atividades. Além dos dados citados acima, os indicadores de saúde são outros elementos que levamos em consideração vários deles, justamente para garantir a segurança da população e não sobrecarregar o sistema de saúde. Até a fila da UTI, por exemplo, a gente leva em consideração para calcular quando é que vamos liberar algumas das atividades”, afirmou o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

O prefeito Geraldo Julio ressaltou ainda a importância do cumprimento do isolamento rígido nos próximos dias. “Ao final quero mais uma vez registrar que o isolamento social é a forma mais eficiente no combate ao vírus em todo o mundo e não só em nossa cidade. Aqui no Recife o isolamento já salvou mais de sete mil vidas. É muito importante um esforço adicional nesses três  próximos dias de isolamento rígido e mesmo depois do domingo é muito importante que todos fiquem em casa e só saiam em caso de extrema necessidade”, pontuou Geraldo.