NOTÍCIAS

Cultura | 29.06.12 - 16h33

Prefeitura do Recife entrega cinco mil lixeiras aos comerciantes da praia de Boa Viagem

Comerciantes fixo e ambulantes do local receberam recipientes para armazenar lixo e manter a praia limpa. Foto: Irandi Souza

Por uma praia limpa e ordenada, ambulantes fixos do comércio informal da orla de Boa Viagem receberam na manhã desta sexta (29) cinco mil lixeiras da campanha Recife te quer. A ação foi realizada pela Prefeitura do Recife, por meio de uma parceria das Secretarias de Turismo e Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras. O evento teve a participação do secretário de Turismo do Recife, Carlos Braga, da assessora executiva de Desenvolvimento Urbano, Glória Brandão, e do deputado estadual André Campos, autor da Lei n° 15.564, que torna obrigatória a utilização de cestos para colocação de resíduos sólidos (lixo) por parte de vendedores de produtos comestíveis na faixa de areia da orla marítima do Recife.

O início da operação aconteceu em frente ao Edf. Acaiaca, point da praia de Boa Viagem. A ação faz parte do Projeto Orla e os comerciantes irão receber todas as lixeiras até domingo (15/07).

“Com a entrega das lixeiras, a tendência é melhorar o atendimento aos freqüentadores, mantendo a praia limpa, padronizada, cuidando do meio ambiente para receber a Copa do Mundo com mais organização, ensinando que não devemos jogar lixo no chão”, comentou o presidente da Associação dos Barraqueiros, Severino da Silva.

Para o secretário de Turismo do Recife, Carlos Braga, a ação vai contribuir para o ordenamento da orla. “A praia é um dos grandes atrativos do Recife. Os 600 comerciantes fixos que estão recebendo as lixeiras vão contribuir para a manutenção e limpeza da praia”, afirmou.

Na 1ª etapa do Projeto Orla, foram realizadas a requalificação do espaço garantindo mobilidade, acessibilidade de pessoas e um melhor visual para os equipamentos ao longo da praia. Na segunda etapa, que contempla a entrega das lixeiras, também está prevista o ordenamento e padronização do comércio informal (estacionários e ambulantes), fechamento dos poços artesianos irregulares e instalação de novos, implantação de espaço promocional, participação da sociedade nas práticas de desenvolvimento da praia, definição de área para prática de esportes, faixa de circulação de pessoas na areia, além de bicicletários.

De acordo com Glória Brandão, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, a ação soma esforços a outras já realizadas pela gestão do prefeito João da Costa. “A lei visa proteger o meio ambiente e valorizar o território sob a ótica do ordenamento do comércio e turístico ambiental. Nossa gestão se preocupa com a cidade, com a geração de renda, respeitando o meio ambiente urbano”, completou.

Números:

8,5km de praia.

Comerciantes fixos na faixa de areia cadastrados na PCR: 600

Comerciantes circulantes na faixa de areia cadastrados na PCR: 1.800

60 quiosques de coco

09 sanitários públicos