NOTÍCIAS

Cultura | 29.06.12 - 18h31

Procissão de São Pedro é exemplo de devoção no bairro de Brasília Teimosa

Cerimônia popular é realizada há mais de 50 anos pela comunidade local e conta com apoio da Prefeitura do Recife. Foto: Inaldo Lins

“Segura, senhor. Segura minha mão. Estou me afogando. Não me deixe não”. Esses eram os versos da fé em São Pedro (primeiro papa da Igreja Católica e protetor dos pescadores) cantados pelos devotos do santo celebrado nesta sexta-feira (29) com procissão terrestre e fluvial no bairro de Brasília Teimosa. A cerimônia popular é realizada há mais de meio século pela comunidade local, formada por muitos pescadores, e conta com o apoio da Prefeitura do Recife.

A tradicional procissão de São Pedro teve início às 14h na Colônia de Pescadores Z1 de onde saíram pelas ruas do bairro até a Vila Moacir Gomes. Neste ponto, pescadores já esperavam nas embarcações para seguir na etapa aquática do ritual. Cerca de 30 barcos, alguns decorados com bandeirinhas juninas, seguiram pelas águas da Bacia do Pina até o Porto do Recife de onde retornaram.

Durante o trajeto em terra, as mulheres e crianças eram maioria. Um grupo de devotos vestido com camisas ilustradas com o santo acompanhavam o pequeno barco com a imagem de São Pedro levada por uma caminhonete. Moradores e comerciantes paravam para apreciar o cortejo. Muitos fotografavam, outros gritavam “Viva São Pedro!”, demonstrando alegria e fé.

“Cheguei aqui com 14 anos, nunca deixei de ver a procissão. Antes eu saia acompanhando desde a Colônia Z1, mas agora estou doente, então vejo aqui mesmo”, afirmou Edite Batista, 77 anos, que acompanhava tudo de uma das calçadas. Na chegada da procissão na Vila Moacir Gomes, Neide Vieria, 65 anos, era outro exemplo de devoção. “É um prazer acompanhar a procissão. Eu gosto de todos os santos, mas São Pedro é o chaveiro do céu. Olha como o dia está hoje”, apontando para o céu limpo de nuvens e ensolarado. Depois da etapa religiosa, a festa profana segue durante a noite com apresentações de quadrilha e shows de coco, forró e xote, a partir das 18h até a madrugada.


Programação

Arraial da Colônia Z1 – Brasília Teimosa

Sexta-feira (29)

18h00 - Coco de Mainha

18h30 - Sereias Teimosas

19h00 - Quadrilha Junina Tradição

19h30 - Quadrilha Lumiar

20h00 - Mestre Galo Preto

21h20 - Coco de Imbiriba

22h20 - Nós da Terra

23h20 - Coco dos Pretos

00h20 - Surdo Larvo

01h20 - Xote Brasil

02h20 - Abusados do Forró