Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 29.06.17 - 12h54

Véspera de São Pedro com muito forró e cultura popular no Recife

img_alt

Lia de Itamaracá, Maciel Melo e outros artistas animaram o público na noite de ontem. Celebração ao padroeiro dos pescadores continua hoje. E o Ciclo Junino 2017 prossegue com procissão e atrações artísticas até o próximo dia 1º (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Nem a chuva da véspera do dia de São Pedro tirou o brilho da comemoração preparada pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, para celebrar o último santo do calendário junino. O Pátio que leva o nome do padroeiro dos pescadores, no centro da cidade, foi palco de vários shows na noite de ontem. E hoje tem mais. Para quem ainda tem fôlego e quer dançar forró, a festa continua até o próximo dia 1º de julho, em diferentes locais da cidade.

A primeira atração da noite de ontem foi o cantor Zé Tete, que colocou todo mundo para dançar coco. Em seguida, foi a vez da Família Salustiano e a Rabeca Encantada tocar muito coco, cavalo marinho e ciranda, mantendo viva a memória do Mestre Salu, que morreu em 2008. A banda é formada por filhos e netos de uma das maiores autoridades em cultura popular pernambucana.

A Quadrilha Junina Rosa Linda, Linda Rosa prendeu a atenção de todos com uma apresentação rica em detalhes. Lia de Itamaracá era uma das atrações mais esperadas da noite. A cirandeira mais famosa do Brasil puxou o coro de grandes sucessos como as músicas Minha Ciranda e Quem me deu foi Lia. E o público respondeu com uma grande roda de ciranda.


Depois de Lia, Rogério Rangel colocou todo mundo para forrozar, intercalando composições do ídolo Luiz Gonzaga com suas próprias músicas, além de outros artistas da cultura popular


A última atração da noite foi o cantor e poeta Maciel Melo, que cantou as alegrias e desventuras do amor, embalando os casais apaixonados, que rodopiavam no Pátio de São Pedro.

Para Adeilde de Moura, 64 anos, e Agenor de Lima, 73 anos, o São João do Recife é maravilhoso. "Estamos amando as atrações do Pátio de São Pedro, uma festa bonita, com grandes shows, tudo lindo. Amanhã voltaremos", disse o casal de namorados, que há 7 meses está vivendo um romance com direito a muito forró. 

Para a turista Vânia Maria, de 54 anos, a festa junina do Recife é a melhor do Brasil. "Sou de Belo Horizonte e esta é quarta vez que venho passar o São João aqui. É maravilhoso, queria muito que na minha cidade tivesse uma cultura tão rica. Até o último dia de festa, estarei acompanhando". 

A auxiliar de enfermagem Rosinete Pires da Fonseca, 57 anos, moradora do Recife, frequenta a festa do Pátio de São de Pedro há anos. "Gosto de trazer meus netos para se divertir e conhecer nossa cultura. Este ano, os shows estão incríveis, a música nordestina está sendo muito bem representada".

Moradora de Jaboatão dos Guararapes, Eliane Alves, 32 anos, conta que não perde os festejos juninos do Recife por nada. “Vim direto do trabalho para dançar muito forró aqui no Pátio”.


Depois de celebrar São João no Sítio Trindade, Edjanea Alves, 30 anos, conta que vai bater ponto no Pátio de São Pedro até o fim da programação. "Me diverti muito no São João. Agora vou aproveitar a festa para o último santo junino.” Joelma Carolina Novas, 28 anos, é outra que não desiste do forró de São Pedro, nem debaixo de chuva. “Nordestino de verdade é louco por forró, mesmo chovendo a gente aproveita a festa. Até porque São Pedro é só  uma vez por ano”.

Hoje (29), dia de São Pedro, a parte religiosa da festa fica por conta da procissão em homenagem ao santo junino, realizada pela Colônia de Pescadores Z1, de Brasília Teimosa. Depois, a festa está garantida pela Prefeitura, que vai disponibilizar dois arraiais para o arrasta-pé: um em Brasília Teimosa e o outro no centro da cidade, no Pátio de São Pedro. No Pina, além dos homenageados do São João, Cristina Amaral e Edmilson do Pífano, a população poderá curtir os shows da Associação Esportiva Cultural Sereias Teimosas, Quadrilha Lumiar, Novinho da Paraíba e Michelle Monteiro.

Já no Palco do Pátio de São Pedro, quem vai abrir a programação da noite será Dona Glorinha do Coco. Em seguida, apresentam-se Geraldinho Lins com a participação especial de Petrúcio Amorim, a embaixadora da festa junina deste ano, Cristina Amaral, Alcymar Monteiro, Genival Lacerda e Dino Braia.

Confira a programação completa dos próximos dias:


Pátio de São Pedro

Dia 29 de Junho

17h - Dona Glorinha do Coco

18h - Geraldinho Lins (com participação especial de Petrúcio Amorim)

19h10 - Cristina Amaral

20h20 - Alcymar Monteiro

21h30 - Genival Lacerda

22h50 - Dino Braia

Dia 30 de Junho

19h - Festa do Fogo


Brasília Teimosa

Dia 29 de Junho

9h - Grupo de Bacamarteiros Rei do Cangaço

14h - Procissão

18h - Associação Esportiva Cultural Sereias Teimosas

18h30 - Quadrilha Junina Lumiar

19h - Edmilson do Pífano

20h20 - Novinho da Paraíba

21h40 - Michelle Monteiro

23h - Cristina Amaral no Pátio de São Pedro e Brasília Teimosa