Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 29.07.22 - 13h02

Prefeitura do Recife realiza mutirão de arbovirose nos bairros da Macaxeira, Boa Viagem e Ibura neste fim de semana

img_alt

Ação irá inspecionar 3,6 mil imóveis entre residências e pontos estratégicos nos locais. (Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife)

 

As Zonas Norte e Sul do Recife irão receber mais um mutirão de arbovirose,  realizado pela Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, neste final de semana. No sábado (30), a ação acontece nos bairros de Boa Viagem, Ibura e Macaxeira, e no domingo, o Ibura recebe novamente os agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) da Prefeitura do Recife. Esses profissionais irão identificar e tratar a presença do mosquito Aedes aegypti, além de passar orientações para a população sobre como evitar a proliferação do transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Ao todo, 3,6 mil imóveis, entre residências e pontos estratégicos para proliferação, serão inspecionados pelos agentes, sendo 2,9 mil no sábado e 700 no domingo. Durante as vistorias, será verificada a existência de criadouros do mosquito, feita a eliminação mecânica dos focos e aplicação de larvicida biológico nos depósitos de água. As áreas escolhidas para as ações apresentam um maior índice de infestação do mosquito e risco de adoecimento da população, de acordo com indicadores entomológicos e epidemiológicos. 

“Durante nossa inspeção, nós também conversamos com a população sobre como prevenir as arboviroses mais comuns, como dengue, chikungunya e zika, além de outras doenças. É muito importante que esse conteúdo seja passado de forma educativa porque é um pacto coletivo a eliminação desses focos e a manutenção para que eles não apareçam”, detalha a gerente de Vigilância Ambiental do Recife, Vânia Nunes. 

BORA SE CUIDAR CONTRA O MOSQUITO – Para realizar denúncias de possíveis focos, a Prefeitura do Recife disponibiliza a plataforma Bora Se Cuidar contra o Mosquito no app Conecta Recife. A ferramenta permite que os moradores do Recife acionem a Vigilância Ambiental de forma rápida e eficiente, utilizando geolocalização. A população ainda pode utilizar a Ouvidoria do SUS, através do telefone 0800 281 1520.