NOTÍCIAS

Cultura | 29.08.14 - 17h52

Recife Participa promove plenária sobre Saúde para moradores do Centro

[caption id="attachment_48371" align="alignleft" width="680"] População dialogou diretamente com o secretário Jaílson Correia. Fórum Microrregional tem encontros até o dia 5. (Foto: Inaldo Menezes/ PCR)[/caption]



As comunidades dos bairros do Recife e Santo Amaro, que estão na Microrregião 1.1, área central do Recife, se reuniram na noite de quinta-feira, 28, na Escola Aníbal Fernandes, em Santo Amaro, para a plenária do Fórum Microrregional 2014 do Recife Participa. Com acompanhamento das equipes técnicas das Secretarias de Governo e Participação Social (Segov) e de Planejamento e Gestão (Seplag), o tema tratado foi Saúde, atendendo à demanda eleita pela população local. Em diálogo direto com o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, a população teve a oportunidade discutir os problemas e solução para a rede municipal que atende a área.

O secretário Jailson Correia abriu a noite falando sobre os investimentos que vem sendo realizados no setor e destacou as obras do Hospital da Mulher. “Este é o primeiro hospital de grande porte já construído pela Prefeitura do Recife e dará resolutividade a demanda da assistência à saúde da mulher”, ressaltou. “O Fórum Recife Participa inova na participação popular e estamos aqui para assumir a responsabilidade de falar dos avanços e reconhecer que há muito a fazer”, avaliou.

A gerente do Distrito Sanitário I, Alessandra Araújo, fez uma apresentação, onde mostrou os avanços e discutiu sobre os desafios a serem superados.Ela destacou a requalificação da Unidade de Saúde da Família (USF) Santo Amaro II, da Unidade Básica de Saúde (UBT) César Montezuma e da Policlínica Waldemar de Oliveira. Lembrou que está em fase final de conclusão a reforma o Caps Ad Luiz Cerqueira. “No atendimento, chegamos dobrar o número de consultas da atenção básica e triplicar a quantidade de exames realizados, que passou de 3,8 mil para 10,6 em 2014 em relação ao mesmo período de 2013.

Ao ouvir as demandas sobre a qualidade do atendimento dos profissionais da rede e da marcação de consultas, o secretário de Saúde, Jailson Correia, voltou ao microfone para dizer que a Secretaria está criando uma escola de saúde e um dos focos é a humanização do atendimento. “Não podemos permitir enquanto gestor que o usuário não seja bem atendido”, frisou. Jailson também informou que uma Secretaria Executiva de Regulação foi criada especificamente para dar resolutividade às marcações de consultas na rede de saúde do Recife. O secretário disse ainda que está previsto no cronograma da Prefeitura, para a área, a construção de uma Upinha 24h, além de Uma Upa-E (Especialidades) e uma Upinha Dia.

Esta foi a décima terceira plenária do Recife Participa que até o momento já reuniu aproximadamente três mil pessoas por toda a cidade. O Programa promoverá, até o próximo dia 5 de setembro, mais cinco encontros, tendo percorrido todas as 18 Microrregiões Político-Administrativas da cidade.
Todas as plenárias dos Fóruns Microrregionais do Recife Participa são gravadas e registradas, o material será decupado e sistematizado pela equipe técnica das Secretarias de Governo e Participação Social (Segov) e Planejamento e Gestão (Seplag) para que as medidas sejam deliberadas dentro da gestão.

A próxima plenária do Fórum Microrregional está marcado para a próxima segunda feira (1º), na Campina do Barreto, também a partir das 19h. O tema eleito pela população foi Habitação para a Microrregião 2.1 (Arruda, Campina do Barreto, Campo Grande, Encruzilhada, Hipódromo, Peixinhos, Ponto de Parada, Rosarinho, Torreão).