NOTÍCIAS

Cultura | 29.08.14 - 14h28

Recife recebeu visita de consultores da Unesco e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais

Seminário e visita a áreas de risco foram realizados ao longo desta semana

Consultores da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) estiveram no Recife para participar de um seminário sobre o projeto Pluviômetro nas Comunidades e visitar áreas de morro onde estão instalados os aparelhos que medem a quantidade de chuva. Durante as atividades realizadas ao longo desta semana, eles puderam conhecer o trabalho preventivo realizado pela Secretaria Executiva de Defesa Civil nessas localidades.

“A avaliação foi bastante positiva, pois encontramos um trabalho feito com bastante organização e compromisso. As equipes possuem uma visão técnica e humana apurada e estão sendo realizadas ações muito importantes voltadas à prevenção como a geomanta e as lonas plásticas, por exemplo”, afirmou a socióloga e especialista em mobilização social, Uiara Maria da Silva, que é consultora da Unesco/Cemaden.

A gerente de Atenção Social da Sedec, Keila Ferreira, destacou a importância de compartilhar experiências de enfrentamento às situações de risco. “Durante a visita, pudemos mostrar de que forma atuamos para prevenir desastres e mitigar riscos nas áreas vulneráveis e também para envolver a população nas ações de Proteção e Defesa Civil”, disse.

O seminário teve como objetivo abordar a importância da mobilização comunitária para a redução de risco de desastres, com foco no projeto Pluviômetro nas Comunidades, que é encabeçado pelo Cemaden e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) em parceria com os municípios. Através dele, são distribuídos pluviômetros semiautomáticos para serem instalados em áreas de risco vulneráveis a deslizamentos de terra e alagamentos e operados pelos próprios moradores das comunidades. O encontro contou com a participação de líderes comunitários e dos jovens que participam do Núcleo Comunitário de Defesa Civil.

O Morro da Conceição e o Ibura foram alguns dos locais onde estão instalados pluviômetros semiautomáticos visitados pelos consultores. Ao todo, há 21 equipamentos espalhados por diferentes localidades de risco da cidade e mais três ainda serão colocados para funcionar em breve.