NOTÍCIAS

Cultura | 29.09.11 - 11h48

Prefeitura do Recife cria novo binário para agilizar o trânsito em Boa Viagem

As ruas Francisco da Cunha e Ministro Nelson Hungria passarão a compor uma nova rota de circulação na área

 
A Prefeitura do Recife implementa, neste sábado (1º), mais uma medida do Plano de Ações para o Trânsito do Recife 2011/2012, a fim de melhorar a fluidez do tráfego da Zona Sul. Para tanto, será criado um binário de circulação de veículos entre as ruas Francisco da Cunha e Nelson Hungria. A operação garantirá maior fluidez no entorno do binário e criará uma rota alternativa de acesso à Imbiribeira e ao Ipsep, desafogando o trânsito na pista oeste da avenida Engenheiro Domingos Ferreira, no trecho compreendido entre as ruas José Maria de Miranda e Antônio Falcão.

 
A principal alteração será a transformação da Rua Francisco da Cunha em mão única, em toda sua extensão, no sentido Boa Viagem/Pina. Para permitir a formação do binário, será permitido o tráfego nos dois sentidos da Rua Professor Eduardo Wanderley, somente no trecho entre a Aviador Severiano Lins até a ligação com a Nelson Hungria. Ainda serão feitas proibições de estacionamento, além de mudanças de tráfego em trechos de outras vias próximas.

 
Para que os condutores assimilem melhor as mudanças, as áreas afetadas pela operação terão reforço na sinalização horizontal e vertical, além de novas placas de regulamentação, orientação e destino. “As mudanças facilitarão o deslocamento no entorno dos dois grandes colégios do perímetro, o Santa Maria e o Boa Viagem, principalmente, nos horários de pico. Também ocorrerão melhorias no escoamento de veículos que estiverem saindo das vias do quadrante em direção às avenidas Conselheiro Aguiar e Boa Viagem”, explica a presidente da CTTU, Maria de Pompéia Pessoa.

Confira mais detalhes das mudanças e o mapa em anexo para entender a operação:

Rua Francisco da Cunha – Entre a Rua Professor José Brandão e a Rua Dr. José Maria de Miranda, a Rua Francisco da Cunha deixará de ser mão dupla e passa a ter direção única no sentido Boa Viagem/Pina. Com isso, a via passa a ter um único sentido desde a Rua Padre Carapuceiro até a Dr. José Maria de Miranda. Também na Francisco da Cunha haverá a proibição de estacionamento do lado direito do fluxo de veículos no trecho compreendido entre a Rua Félix de Brito e Melo até a Dr. José Maria de Miranda. Já entre a Rua Félix de Brito e Melo até a Antônio Falcão, a via terá proibição do estacionamento no lado esquerdo com horário, definido da seguinte maneira: proibido nos dias úteis de 06h às 20h e sábados de 6h às 14h.

Rua Ministro Nelson Hungria – O trecho de mão dupla entre as ruas Professor José Brandão e Professor Eduardo Wanderley Filho passará a ser sentido único até a Rua Antônio Falcão. Ou seja, toda a Ministro Nelson Hungria terá fluxo no sentido contrário à Rua Francisco da Cunha, configurando assim o binário. Haverá a proibição de estacionamento no lado direito da via, no sentido Boa Viagem/Piedade, entre as ruas Professor Eduardo Wanderley Filho e Antônio Falcão.

 
Rua Dr. José Maria de Miranda – Nesta via, o trecho entre a Avenida Domingos Ferreira e a Rua Aviador Severiano Lins deixará de ser mão dupla e passa a ser sentido único da primeira via para a segunda. Ainda será proibido o estacionamento no lado direito da Rua José Maria de Miranda no fluxo dos veículos nesse segmento modificado.

Rua Aviador Severiano Lins – A via deixará de ser mão dupla no intervalo entre as ruas José Maria de Miranda e Professor Eduardo Wanderley Filho, tornando-se sentido único na direção desta última via citada. Ainda na Aviador Severiano Lins, será proibido o estacionamento no lado direito do fluxo nesse trecho e no lado esquerdo entre as ruas José Eduardo Wanderley Filho e Dona Benvinda de Farias, que corresponde a uma quadra onde a largura da via é menor.

 
Rua Professor Eduardo Wanderley Filho – Nessa via, a modificação contempla a criação de mão dupla, no trecho entre as ruas Dr. Pedro de Melo Cahu e Aviador Severiano Lins. Já entre as ruas Ministro Nelson Hungria e Dr. Pedro de Melo Cahu, o sentido será invertido, colocando o fluxo dos veículos no segmento em direção à Rua Ministro Nelson Hungria. Haverá ainda proibição de estacionamento do lado direito, no sentido da Rua Aviador Severiano Lins até a Rua Luis de Farias Barbosa.

Rua Dr. Pedro de Melo Cahu – Deixa de ser mão dupla no trecho entre as ruas Professor José Brandão e Professor Eduardo Wanderley Filho, tornando-se sentido único. No intervalo da via, entre as ruas Professor José Brandão e Tenente João Cícero, que permanece mão dupla, haverá a proibição de estacionamento no lado direito no sentido Boa Viagem. Já no segmento modificado, entre a Professor José Brandão até a Professor Eduardo Wanderley Filho, a Rua Dr. Pedro de Melo Cahu terá o estacionamento proibido no lado esquerdo com horários, assim definidos: nos dias úteis de 06h às 20h e sábados de 6h às 14h.

 
Rua Dona Benvinda de Farias – Nesta via, entre as ruas Aviador Severiano Lins e Francisco da Cunha, haverá proibição de estacionamento no lado direito, mas em horários restritos (6h às 20h, nos dias úteis e 6h às 14h, nos sábado), no sentido do fluxo de veículos em direção à Av. Domingos Ferreira. Já a partir da Rua Francisco da Cunha até a Avenida Boa Viagem, a proibição ocorrerá também no lado direito, 24 horas. No lado esquerdo da Dona Benvinda de Farias, o estacionamento será restrito - com horário também em dias úteis de 6h às 20h e sábados de 6h às 14h, com exceção das aproximações dos semáforos. Nesses trechos de aproximadamente 35 metros, a proibição no lado esquerdo será também 24 horas. A medida visa garantir maior acomodação dos veículos que aguardam a abertura do sinal de trânsito, desafogando também o trânsito na Rua Francisco da Cunha.

Rua Padre Bernardino Pessoa – Da Rua Francisco da Cunha até a Avenida Boa Viagem, a Padre Bernardino Pessoa terá o estacionamento do lado direto no sentido orla proibido. Já o lado esquerdo, o estacionamento será vetado com horário (dias úteis de 06h às 20h e sábados de 6h às 14h). Também nessa via, haverá exceção na aproximação dos cruzamentos semaforizados, onde o lado esquerdo no sentido do fluxo dos veículos será proibido 24 horas.