NOTÍCIAS

Cultura | 29.09.14 - 10h02

Alunos e equipe da Escola Abílio Gomes comemoram nota do Ideb com festa promovida pelo Instituto Shopping Recife

A unidade de ensino que teve o melhor desempenho da rede municipal no Ideb foi homenageada na comunidade Entra Apulso, em Boa Viagem. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

A Secretaria de Educação do Recife, alunos e a equipe da Escola Municipal Abílio Gomes comemoraram a boa nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) com uma grande festa promovida pelo Instituto Shopping Recife (ISR) na quadra comunitária da comunidade Entra Apulso, em Boa Viagem, nesta sexta-feira (26). A unidade de ensino, que tem 279 estudantes, obteve o melhor desempeno entre as escolas da rede municipal de ensino do Recife. A média da escola subiu de 4.8 em 2011 para 6.1 em 2013, superando a meta que estava estipulada pelo Ministério da Educação (MEC) para o ano de 2021. Os cerca de 200 alunos da Abílio Gomes tiveram uma tarde repleta de atividades de recreação.

O secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, parabenizou a equipe gestora, os professores, funcionários, alunos e o ISR, que é parceiro da escola em diversas ações por também estar situado na comunidade Entra Apulso. "A média da rede municipal na avaliação do Ideb foi de 4.3 e a de vocês foi 6.1. O resultado foi impressionante e foi motivo de muita alegria na Secretaria de Educação. Esse resultado é de vocês, que não se escondem atrás dos problemas. É uma prova de que quando se quer se faz", elogiou o secretário.

A presidente do Instituto Shopping Recife, Ione Costa, disse que resolveu fazer a festa como reconhecimento do trabalho desenvolvido na unidade de ensino. "Todos vocês que fazem parte da Escola Abílio Gomes conseguiram a nota que o Brasil se programou para alcançar em 2021. Sabemos que não é uma tarefa fácil e vemos de perto o esforço de vocês. Continuem contando com o nosso apoio".

Na avaliação da diretora da Abílio Gomes, Marta Beatriz de Araújo, um dos diferenciais da escola é trabalhar o mais próximo possível da comunidade. "Não podemos trabalhar com os muros da escola fechados. Temos que ouvir e dialogar com a comunidade, o conselho escolar e os pais. O bom desempenho no Ideb não é a nota de um ano só; é todo um caminho traçado da educação infantil ao último ano do ensino fundamental, fruto de um grande trabalho em equipe para enfrentar as dificuldades do dia a dia. Agora o nosso desafio aumentou porque lutaremos para bater a nossa própria meta na próxima avaliação do Ideb", comentou a Marta Bratriz, que está na escola há 21 anos e há mais de dez trabalha na direção.

Um dos pontos ressaltados pela professora Lucy França como favorável ao bom desempenho da rede municipal no próximo Ideb foi a retomada das avaliações dos alunos por nota a partir de 2014. "Antes a progressão era automática, então muitas vezes o estudante não estava preparado e o professor tinha que passá-lo de série. Quando esse aluno chegava no nível médio, a defasagem era enorme. Passar a ter provas foi um grande ganho, pois a partir delas conseguimos identificar as dificuldades dos estudantes, ver que habilidades eles conseguiram desenvolver bem e avaliar em que áreas precisamos dar um reforço". Segundo Lucy, a Abílio Gomes sempre tira notas boas no Ideb porque foca na alfabetização. "O nosso segredo é o foco na base. Se o aluno passa por um processo sólido de alfabetização, ele consegue ter um bom desempenho durante todo o resto da vida escolar. Os primeiros anos do ensino fundamental são decisivos no processo de letramento", destacou a docente, que trabalha há quase dez anos na escola.

IDEB - O Ideb foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o objetivo de medir e monitorar a qualidade do aprendizado nacional, além de estabelecer metas para a melhoria do ensino. Na avaliação dos anos iniciais do ensino fundamental (1° ao 5° ano), as escolas municipais da capital pernambucana subiram a nota de 4.1 em 2011 para 4.3 em 2013, atingindo a meta estipulada pelo MEC. Entre as capitais do Nordeste, o Recife ficou na quarta colocação, empatado com Natal. Das 16 capitais do Brasil que aumentaram as notas de 2011 para 2013, Recife foi a nona capital que mais cresceu (5%). Já nas 36 escolas de ensino fundamental II (6º ao 9º ano), a média no Ideb subiu de 2.9 em 2011 para 3.2 em 2013, ficando abaixo da meta de 3.6. Apesar disso, a capital pernambucana teve o maior crescimento percentual do Nordeste e o terceiro maior do Brasil: 10%.

INSTITUTO - Localizado dentro da comunidade Entra Apulso, o Instituto Shopping Recife foi criado em 2007, a partir de discussões sobre a função social do centro de compras com a comunidade, situada nos arredores do shopping. Os pilares do ISR são educação, geração de emprego e desenvolvimento local. O Instituto já inseriu aproximadamente mil jovens no mercado de trabalho e está ajudando a mudar a realidade dos moradores através da oferta de capacitação profissional e oportunidades de emprego.