Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 29.09.17 - 17h26

Mobilização realiza 900 encaminhamentos para vagas de emprego no Recife

img_alt

Evento do Dia Nacional de Contratação da Pessoa com Deficiência e Reabilitados aconteceu no hall de entrada da PCR. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

A mobilização do Dia Nacional de Contratação da Pessoa com Deficiência e Reabilitados (Dia D), realizada das 8h às 16h desta sexta (29), no hall de entrada da Prefeitura do Recife, realizou 900 encaminhamentos para vagas de emprego. No evento, cerca de 30 empresas se reuniram, dentro de uma campanha nacional coordenada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, para estimular a entrada das pessoas com deficiência no mercado. Em Pernambuco, a atividade aconteceu também nas cidades de Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista e Igarassu.

“Já trabalhei em várias empresas e hospitais, em funções como maqueiro, vigia e auxiliar de portaria. Estou aqui em busca de uma nova oportunidade. Emprego está difícil para todo mundo, imagine para as pessoas com deficiência”, afirmou Ademar Santos, que chegou cedo para tentar uma recolocação no mercado de trabalho. Por sua vez, Sandro Lima, que é cego, veio do Ibura à procura de uma oportunidade. “Sei que tenho potencial e preciso apenas que confiem em mim. Essa iniciativa facilita muito minha busca por um emprego, porque coloca muitas empresas no mesmo local”, aponta.

Além da intermediação de mão de obra, orientação profissional e emissão de carteira de trabalho, o público teve acesso também a médico do trabalho, massoterapia, serviços de beleza, orientações jurídicas e informações sobre o VEM Livre Acesso, bem como encaminhamento para emissão de segunda via de certidão de nascimento e casamento. O secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife, Bruno Schwambach, acompanhou o início das atividades. “O Dia D é uma excelente chance para as pessoas com deficiência encontrarem as empresas e terem contato com as oportunidades de emprego”, considera.

De acordo com dados do IBGE, quase 24% da população brasileira é composta por pessoas com deficiência. O Dia D envolveu um conjunto de eventos que ocorrem em diversas cidades de todo o país, proporcionando espaços para o encontro entre pessoas com deficiência e reabilitados do INSS, que têm interesse em ingressar no mercado de trabalho e as empresas que precisam cumprir as cotas de inclusão desse público. O evento na PCR teve apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos.