NOTÍCIAS

| 29.11.14 - 19h47

Dia Mundial de Luta Contra a Aids é marcado por ações de prevenção, no Recife

Prevenção é a estratégia da Secretaria de Saúde do Recife para evitar novos casos da Aids. Nesta segunda-feira (1º), dia em que se comemora o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, várias unidades de saúde vão promover atividades educativas e testes rápidos para o diagnóstico da doença. A testagem para HIV e Sífilis será oferecida ainda no Pátio do Carmo, das 8h às 17h.

No Centro de Saúde César Montezuma, localizado no edifício-sede da Prefeitura do Recife, os servidores vão contar com palestras e distribuição de insumos. No Distrito Sanitário II, as Unidades de Saúde da Família (USFs) Antônio Francisco Areias, Ponto de Parada, Clube dos Delegados, Córrego da Jaqueira e Córrego do Corió, a programação vai durar o dia inteiro. Além de orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, vai haver distribuição de preservativos masculinos e femininos e ainda o teste rápido. Na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, as testagens vão acontecer nos dias 1º, 3 e 5.

Fora desse período, o teste rápido para HIV e Sífilis pode ser feita no Centro de Aconselhamento e Testagem, que funciona na Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista, e também nas Unidades Básicas de Saúde da rede. O tratamento antirretroviral é oferecido no Serviço de Assistência Especializada (SAE), localizado na Policlínica Lessa de Andrade.

Dados - Em 2014, o Recife completa 30 anos do primeiro diagnóstico de um paciente com AIDS entre sua população. Até a última semana, 8.307 casos de AIDS foram notificados na capital pernambucana, em todas as faixas etárias, de ambos os sexos, correspondendo a 39% dos casos notificados em Pernambuco. Destes casos, 5.726 são do sexo masculino e 2.581 do sexo feminino. Nos últimos 5 anos, foram notificados, em média, 409 novos casos por ano.