Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 29.11.18 - 13h54

Ação na Praça do Derby marca o Dia D de Combate ao Mosquito Aedes aegypti

img_alt

Agentes de saúde ambiental da Prefeitura do Recife e alunos do Colégio da Polícia Militar se unirão, nesta sexta (30), na luta contra o transmissor da dengue, zika e chikungunya (Foto: Cortesia)

 

Nesta sexta-feira (30), será o Dia D de Combate ao Mosquito Aedes aegypti. Para marcar a data, a Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife, em parceria com o Colégio da Polícia Militar, realizará uma ação na Praça do Derby, entre 8h e 12h, para alertar a população sobre os riscos das doenças causadas pelo vetor. O evento faz parte da Semana Nacional de Mobilização, que teve atividades educativas em todo o município ao longo desta semana.

Durante o Dia D, os profissionais farão abordagens educativas, com distribuição de folders, apresentação de cartazes e debates, sobre o assunto. Através de uma maquete, os participantes poderão visualizar pontos onde o mosquito gosta de usar como criadouro. Haverá ainda o Teatro das Dengosas, apresentação do Maracafensg (grupo de música voltado para educação em saúde) e também da banda marcial do Colégio da Polícia Militar.

Agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) também vão às ruas, vistoriar as residências do entorno do colégio e da Praça do Derby, com o objetivo de eliminar focos e possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Na ocasião, será oficializada a formação da Brigada Contra o Mosquito no Colégio da Polícia Militar. A brigada é uma estratégia usada desde o ano passado, para que instituições públicas e privadas sejam parceiras na luta para controle do mosquito transmissor dos vírus das arbovirores (dengue, zika e chikungunya).

Balanço – Desde novembro de 2017, foram implantadas 114 brigadas, com mais de 730 brigadistas treinados. As brigadas são grupos de pessoas formados em empresas públicas e privadas, que são capacitadas para atuar na prevenção e controle do mosquito.