Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 29.11.18 - 16h07

Mais Vida nos Morros chega ao Sítio São Brás e já transforma vida de 13 mil recifenses

img_alt

Comunidade é a 7ª a receber a intervenções do programa, que exalta protagonismo dos moradores na mudança da realidade das comunidades. Programa está em andamento em Beberibe e no Vasco da Gama. Prefeito Geraldo Julio fez a entrega da intervenção na manhã desta quinta (29) (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
 
 

Mais um capítulo na história dos morros da cidade foi escrito na manhã desta quinta-feira (29). Uma história escrita com cores e arte na comunidade Sítio São Brás, no Sítio dos Pintos, a sétima localidade a receber as intervenções do programa Mais Vida nos Morros. O prefeito Geraldo Julio percorreu a localidade e viu de perto a transformação nas paredes, na rua, na casa e na vida das pessoas. O projeto beneficiou, diretamente, 100 famílias que moram na área e a intervenção durou quatro meses. 

 
"O Mais Vida nos Morros se espalha pela cidade e, aqui, o engajamento da comunidade foi fundamental. Havia um local aqui que servia de depósito de lixo, um verdadeiro lixão, e retiramos toneladas de lixo. As pessoas não estavam conformadas com isso, então a gente chegou e não fez só isso, transformamos a área em uma horta comunitária,cuidada e construída pelas pessoas que moram aqui. Todo o bairro foi transformado", exemplificou o prefeito. 
 
O Programa Mais Vida nos Morros foi iniciado em dezembro de 2015, beneficiando diretamente cerca de 13 mil recifenses, moradores do Alto do Maracanã (Dois Unidos), Córrego do Jenipapo, Mangabeira/Alto José do Pinho, Três Carneiros/lbura e Alto Santa Isabel e Morro da Conceição e Sítio São Brás (Sítio dos Pintos).
 
Para o secretário executivo de Inovação Urbana, Túllio Ponzi, a participação integrada da comunidade é fundamental para o sucesso da iniciativa. "O programa vem se consolidando a cada dia como uma política pública de cidadania e desenvolvimento sustentável. O morador é o protagonista e, aqui no Sítio São Brás, por exemplo, essas pessoas resolveram ser parte da solução do problema e fazer essa grande transformação na comunidade", afirmou Ponzi. 
 
Em uma área onde antes havia um ponto crítico de acúmulo de lixo foram retiradas aproximadamente 15 toneladas de material descartado irregularmente. A moradora Tânia Maria Barbosa, 53 anos, dedicou-se pessoalmente ao espaço e contou que agora sente orgulho de chamar as amigas para conhecer o lugar onde mora. "Antes eu tinha vergonha da nossa rua, com esgoto correndo a céu aberto, muito lixo. Agora, tudo mudou. Eu recebo WhatsApp com fotos dizendo que minha rua está linda", contou ela, envaidecida. 
 
No lugar foram feitos diversos canteiros e plantadas mudas de vegetais, ervas medicinais e frutíferas. A horta também se tornou um espaço para escolas e outras entidades vizinhas usarem como exemplo de conscientização ambiental para as crianças. Toda parte artística ficou a cargo do artista plástico Raoni Assis, que pintou a área público com pássaros. 
 
Para tirar o projeto do papel, a gestão municipal mobiliza a comunidade e a iniciativa privada. Foram seis parceiros nesta intervenção: Tintas Coral, Concrepoxi, Asa, Rota Mídia Exterior, Cimento Forte, Italiana e Bem Te Vi. Representante das tintas Coral, Rosângela Kirzner defendeu o alinhamento do programa com os pilares da empresa, uma das apoiadoras. "Esse é um projeto lindo e tem tudo a ver com o que a marca prega. A sustentabilidade está na base do nosso pilar social e o Tudo de Cor, que é o projeto alinhado com o Mais Vida nos Morros, tem como valor principal transformar as pessoas e as comunidades por meio das cores", explicou ela. 
 
A intervenção na Comunidade Sítio São Brás contemplou cerca de cem metros de passeio entre o pátio da igreja e a horta comunitária. O pátio em frente ao templo foi transformado em área de lazer e convivência. Ele recebeu a implantação de bancos, espaços para as crianças brincarem com pinturas lúdicas no piso e arborização. Toda a comunidade recebeu intervenções artísticas do artista plástico Raoni Assis.
 
PROJETO - O Mais Vida nos Morros é uma política pública inovadora de cidadania e desenvolvimento sustentável para os morros da cidade do Recife, onde a partir do protagonismo e engajamento dos próprios moradores se inicia a transformação urbana e ambiental. A ideia é despertar uma mudança de comportamento em relação às questões urbanas e ambientais e cada vez mais um sentimento de comunidade, de preocupação com o coletivo, de autoestima, de identidade, buscando o orgulho do morador com o seu território. Tudo isso tem o objetivo de reinventar a relação do cidadão com a cidade. As crianças em idade de primeira infância também são beneficiadas com intervenções e requalificações especialmente pensadas para elas. O morador é o protagonista da sua comunidade, da sua cidade.