Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 29.11.22 - 17h06

Orquestra Sinfônica apresenta concertos gratuitos hoje e amanhã no Santa Isabel

img_alt

Apresentações terão regência do maestro José Renato Accioly e começam às 20h, com ingressos distribuídos a partir das 19h, na bilheteria do Teatro. (Foto: Brenda Alcântara/Arquivo PCR)

 

As noites de hoje (29) e de amanhã (30) serão da música erudita na cidade de todos os ritmos. A Orquestra Sinfônica convida o Recife para duas apresentações gratuitas, no Teatro de Santa Isabel, com início às 20h. Para compor o sempre inspirado repertório, o maestro José Renato Accioly escolheu peças de Johannes Brahms, Mozart Camargo Guarnieri e Modest Mussorgsky.

O concerto, gratuito e oferecido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, terá também transmissão online, no canal da Prefeitura do Recife no YouTube (youtube.com/prefrecife). 

A Orquestra abrirá as apresentações já em grande estilo, executando Brahms. A peça escolhida pelo maestro José Renato foi “Abertura Festival Acadêmico” (Op. 80), composta nos distantes idos de 1880, para sagrar-se posteridade da música erudita.

Na sequência, num salto de quase um século, a Orquestra tocará a “Suite Vila Rica”, composta por Mozart Camargo Guarnieri, em 1957, em seus nove movimentos.

O concerto encerra com a peça “Quadros de uma Exposição”, composta em 1874, por Modest Mussorgsky, com orquestração assinada por Ravel, em 1922, percorrendo os 16 movimentos, que vão da delicadeza à grandeza eloqüente, que só a densa e plural massa sonora de uma orquestra é capaz de transmitir.

Ingressos - Os ingressos serão distribuídos gratuitamente, na bilheteria do Teatro de Santa Isabel, uma hora antes do início de cada apresentação. Quem não conseguiu entrar no último concerto e deixou o nome cadastrado terá prioridade na platéia das apresentações.  

Serviço

Concertos da Orquestra Sinfônica do Recife - Temporada 2022

Datas: 29 e 30 de novembro

Horário: 20h

Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio)

Entrada franca: Ingressos distribuídos na bilheteria do teatro, a partir das 19h