NOTÍCIAS

| 29.12.11 - 10h05

Prefeitura monta megaestrutura de serviços para Réveillon 2011

[caption id="attachment_12427" align="alignleft" width="334" caption="Foto: Lú Sterithorst"][/caption]

Além de um show de luzes e uma programação cultural rica e descentralizada, a Prefeitura do Recife preparou uma grande mobilização de funcionários para garantir um Réveillon inesquecível aos recifenses e turistas que estiverem na capital pernambucana. Antes, durante e após a festa da virada de ano, diversos serviços como limpeza, controle de comércio informal, atendimento médico, monitoramento de trânsito e receptivo turístico serão disponibilizados para assegurar a tranquilidade ao público nos polos da orla, Morro da Conceição e Ibura.

Só para a limpeza serão mobilizados 270 garis, que reforçarão coleta, varrição e lavagem do Calçadão e da Avenida Boa Viagem. Também haverá equipes para limpar os polos do Morro da Conceição e Ibura. Além de reforçar a limpeza, a PCR vai distribuir pela orla um batalhão de fiscais da Dircon para ordenar o comércio informal e evitar a instalação de toldos, mesas e cadeiras, que limitam a passagem livre das pessoas. A equipe também ficará atenta para a segurança, orientando o público a não utilizar garrafas de vidro, que, além de poluir a faixa de areia podem causar ferimentos.

A infraestrutura de serviços também foi reforçada com cinco viaturas do Samu e inspetores da Vigilância Sanitária para orientar comerciantes distribuídos pelos polos. Também foram instalados 108 banheiros químicos e cinco cabines especiais para portadores de deficiência. Os nove blocos de sanitários públicos da orla também estarão abertos durante o Réveillon.

O monitoramento do trânsito é outra preocupação para a festa da virada. Por isso, a CTTU vai colocar nas ruas cerca de 180 agentes para facilitar o tráfego, principalmente na orla do Pina e Boa Viagem. O efetivo já começa a trabalhar por volta das 6h do sábado (31), realizando os bloqueios necessários e orientando os condutores até depois da chegada de 2012.

A estrutura planejada pela Prefeitura do Recife ainda prevê atendimento aos turistas e à imprensa, além de equipes para combater o trabalho infantil e a violência contra a mulher. No total, são mais de 1.000 profissionais envolvidos na organização do Réveillon do Recife 2011, que contará ainda com grande queima de fogos e shows de nomes marcantes da música brasileira como Zeca Pagodinho e Dominguinhos. "Este é o maior Réveillon já feito na cidade, oferecendo programação de qualidade para os recifenses e consolidando Recife como destino turístico durante o fim do ano. Estamos investindo para que o Réveillon seja um dos principais do País, junto com São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte", afirma o prefeito João da Costa.

Confira mais detalhes sobre a infraestrutura do Réveillon e os serviços:

INFRAESTRUTURA


Números
Mais de 1.000 profissionais das secretarias de Cultura, Comunicação, Assistência Social, Serviços Públicos, Mulher, Saúde, Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras, Turismo, Relações com a Imprensa, além da Dircon, Emlurb, CTTU, Guarda Municipal, Iasc, Csurb e Fundação de Cultura;
270 garis;
6 caminhões de coleta;
180 agentes de trânsito;
200 fiscais organizar o comércio e evitar uso de garrafas de vidro, mesas e cadeiras na orla;
4 guinchos;
15 educadores para o combate ao trabalho infantil;
5 ambulâncias do Samu;
113 cabines sanitárias químicas e 9 banheiros públicos;
6 postos de atendimento ao turista;

Palco
O palco do principal polo de animação, na orla marítima, possui boca de cena de 18X14 metros e 34 metros de frente;
160 técnicos envolvidos na montagem de palco, som, iluminação, placas e telões de LED e torres de delay (repetição);

Imagem, iluminação e som
Seis torres de delay (repetição), cada uma com um telão de LED de alta definição e caixa de som com potência;
1° torre - em frente ao Edifício Mar Del Pata, n° 140;
2° torre - em frente ao Edf. Château Moutos, n°500;
3° torre - em frente ao Edf. Oceania, n° 580;
4° torre - em frente ao Edf. Alayde, n° 624;
5° torre - em frente ao Edf. em construção, n° 674;
6° torre - em frente à esquina com a Rua Atlântico.
São três telões de LED com alta definição, sendo um no fundo do palco (8x4 metros) e dois nas laterais (5x4 metros) para transmissão simultânea das imagens dos shows e exibição de vídeos nos intervalos;
84 placas de LED (tamanho 60x60 cm) nas laterais e parte superior do palco com efeitos de luz;
35 toneladas de equipamentos de iluminação que garantem 1.000Kva de luz;
Equipamentos de som que totalizam 192 mil watts de potência;

Espetáculo Pirotécnico
Com duração de 15 minutos e acompanhamento de trilha sonora, serão utilizadas três toneladas de fogos de artifício. São 1.500 morteiros de cores e formas variadas, com duas a 12 polegadas de diâmetro. As explosões podem chegar a uma altura entre 200 e 300 metros.

Banheiros
São 108 cabines para público feminino e masculino e cinco cabines especiais para pessoas com deficiência, todos distribuídos entre as torres de delay. Também funcionarão os banheiros públicos da orla em nove pontos do Calçadão de Boa Viagem:
1º - Em frente ao Cassino Americano, próximo ao núcleo de segurança comunitário, no Pina;
2º - Próximo aos campos de futebol, no Pina;
3º - No 1º Jardim;
4º - Em frente à Padaria Boa Viagem;
5º - Em frente ao Edifício Acaiaca;
6º - Na Pracinha de Boa Viagem;
7º - Próximo ao Parque Dona Lindu;
8º - Em frente ao Parque Dona Lindu;
9º - Em frente ao Clube das Águias (Aeronáutica).

SERVIÇOS

Limpeza – Na festa de virada do ano, Prefeitura do Recife, através da Emlurb, mobilizará 270 garis e seis caminhões compactadores para cuidar da limpeza na orla do Pina e Boa Viagem e nos polos do Ibura e Morro da Conceição. O trabalho começará, no período da manhã do sábado (31), com uma equipe de 40 homens removendo resíduos na faixa de areia da praia. Também serão feitas duas coletas antes do início da programação do Réveillon no Pina e Boa Viagem. Após a virada de ano, já por volta das 4h30, um grande mutirão com 190 garis removerá o lixo da praia e dois caminhões-pipa farão a lavagem do Calçadão e da Avenida Boa Viagem. Nos polos do Ibura e do Morro da Conceição também atuarão equipes de limpeza antes, durante e após os festejos. O esquema de serviços terá investimento de R$ 30 mil e deve recolher mais de 50 toneladas de lixo.

Saúde – Das 23h do dia 31 de dezembro até as 2h de 1° de janeiro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) disponibilizará cinco viaturas em áreas estratégicas da Zona Sul da Cidade. Contando com médicos, enfermeiros, socorristas e condutores, as ambulâncias – entre as quais, uma UTI – ficarão em pontos de grande concentração de público, como os bairros do Pina e Boa Viagem – na altura do Segundo Jardim.

Também atuarão equipes da Vigilância Sanitária nos polos oficiais de festa organizados pela Prefeitura do Recife (Boa Viagem, Ibura e Casa Amarela). Os inspetores atuarão junto ao comércio formal e informal, fiscalizando instalações e produtos e orientando a população sobre boas práticas alimentares.

Trânsito - Serão mobilizados cerca de 180 agentes para atuação na orla e nos polos descentralizados e quatro guinchos irão operar durante todo o sábado (31) para liberar as ruas envolvidas nos bloqueios. Para garantir a segurança e a movimentação das milhares de pessoas que irão celebrar a chegada de 2012 nas areias das praias, uma parte da Avenida Boa Viagem será interditada para o tráfego de veículos, a partir das 6h da manhã do sábado (31).

Neste ano, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) vai interditar o corredor entre a Rua Tomé Gibson até próximo da Avenida Herculano Bandeira, no Pina. O objetivo é assegurar que a avenida esteja livre para possibilitar a circulação da população com tranquilidade. No dia 31, após o fechamento da Avenida Boa Viagem, a Rua Tomé Gibson terá o fluxo de veículos invertido. A mudança, no sentido Orla/Centro, será apenas no intervalo entre as avenidas Boa Viagem e Conselheiro Aguiar. Também na Tomé Gibson, será proibido o estacionamento em ambos os lados para facilitar a fluidez dos veículos até a Conselheiro Aguiar. As demais ruas transversais, no trecho interditado, estarão bloqueadas no cruzamento com as ruas Capitão Rebelinho e Amazonas até a Avenida Boa Viagem.

As festividades do Réveillon do Recife também vão gerar operações de trânsito nos bairros do Ibura e Morro da Conceição. Nesses dois bairros não serão realizadas interdições nas vias, apenas acontecerá o monitoramento do tráfego por agentes de trânsito.

Recomendações - Para evitar retenções durante o sábado (31) e toda a madrugada do domingo (1º), a CTTU recomenda que os motoristas que estiverem vindo no sentido Piedade/Boa Viagem, acessem as vias anteriores ao bloqueio, como as ruas Barão de Souza Leão, Ribeiro de Brito, Antônio Falcão e Professor José Brandão e depois utilizar a Avenida Conselheiro Aguiar. Outra opção é seguir pela Avenida Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira.

Como nos anos anteriores, no trecho interditado, só será permitida a circulação, até as 20h, dos veículos de moradores dos edifícios que não possuírem acesso por outra via. Mas, esses condutores não poderão deixar os carros na Avenida Boa Viagem nem nas ruas transversais, que terão restrições para o estacionamento durante todo o dia. Uma portaria técnica da CTTU será publicada do Diário Oficial do Município definindo as mudanças durante o período.

Para quem for curtir o Réveillon na beira-mar, a recomendação é deixar o carro em casa e seguir de táxi, carona ou de ônibus. “Haverá poucas áreas de estacionamento em Boa Viagem. Também é bom chegar cedo ao local para evitar ficar preso em retenções. Além disso, é importante lembrar que não se pode misturar bebida e direção”, destaca o gerente de Operações de Trânsito da CTTU, Wagner Rodrigues. A previsão é que a circulação na Avenida Boa Viagem volte ao normal até o final da manhã do domingo (1º).

Táxi Evento – Logo após a queima de fogos celebrando o Ano Novo, a CTTU irá liberar um trecho da Avenida Boa Viagem, atrás do palco, após a Rua Souto Filho para o serviço de Táxi Evento. No local, a população poderá utilizar o serviço para deixar a área de forma organizada. Agentes de trânsito e de transporte da Companhia estarão organizando e fiscalizando a saída dos permissionários. Os veículos estarão em fila única, e no contra fluxo da Avenida Boa Viagem e irão sair da orla pela Antônio de Góes. “Nossas equipes vão monitorar a operação e também coibir que os taxistas recusem passageiros ou queriam realizar a corrida sem ligar o taxímetro. Nós pedimos que a população recuse essa prática e denuncie às equipes no local e ou no 0800-081-1078 da CTTU”, esclarece o diretor de Transporte da Companhia, Carlos Augusto Elias.

Fiscalização da orla - Um total de 200 funcionários da Diretoria de Controle Urbano (Dircon) vão trabalhar nos próximos dias 30 e 31 para proibir a privatização das praias do Pina e Boa Viagem por particulares, tanto na faixa de areia quanto no calçadão da Avenida Boa Viagem. As equipes de fiscalização estarão atuando a partir das 8h na véspera do Réveillon. Na virada do ano, os fiscais se dividirão em dois turnos: das 8h às 18h e das 18h até o fim da festa, no dia 1º de janeiro de 2012.

Atendendo à solicitação do Ministério Público da União, está proibido o uso de recipientes de vidro, conforme previsto no decreto nº 24.312/08. Portanto, taças de vidro, garrafas de cerveja, uísque ou a tradicional champanhe devem ser evitadas na beira-mar para garantir a segurança dos que vão virar o ano na orla. Só serão autorizadas bebidas em latas ou garrafas PET. Também é proibido o uso de equipamentos de som.

No caso de alguma ocorrência, a Dircon irá solicitar que a pessoa guarde os materiais proibidos. Se o usuário insistir, a Gerência de Apreensão (GEAP) recolherá o material e o encaminhará para o depósito da Prefeitura, localizado na Rua Afonso Pena 550, bairro de Santo Amaro. O infrator só poderá reaver o material mediante o pagamento de multa, variando entre R$ 100 a R$ 500.

Combate à violência contra a Mulher - A Secretaria da Mulher, a partir das 18h até 21h, na próxima sexta-feira (30) e no domingo (1º), prossegue com a campanha “Que o Natal esteja presente o ano inteiro na vida das mulheres – viver sem violência é um direito das mulheres” em três polos descentralizados da cidade, nos bairros do Ibura, Brasília Teimosa e Morro da Conceição.

Combate ao trabalho infantil – Nesta sexta-feira (30), das 8h às 13h e na noite do Réveillon, das 18h às 6h, a Prefeitura do Recife, por meio do Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc), dará continuidade à campanha de combate à exploração do trabalho infantil, na orla de Boa Viagem e do Pina. Uma equipe composta por 15 educadores irá atuar na sensibilização de pais ou responsáveis e na retirada de crianças e adolescentes encontrados em situação de exploração de trabalho, principalmente no comércio informal.

Turismo – A Prefeitura do Recife dará as boas-vindas aos visitantes com muita música, nos dias 30 e 31 de dezembro, das 9h às 20h, no Aeroporto Internacional do Recife. Os turistas serão recepcionados por passistas e orquestras de frevo. Através do programa Curta Recife, com tablets conectados à internet, promotores de turismo irão apresentar o melhor da cidade aos turistas que desembarcarem no Aeroporto. A grande festa de Réveillon realizada na Avenida Boa Viagem vai ganhar um toque de frevo direcionado aos turistas e recifenses. Dez orquestras irão percorrer a orla do bairro, do Parque Dona Lindu ao Pina, das 22h do 31 de dezembro até às 2h do primeiro dia do ano.

Serviço Postos de Informações Turístiscas - Os Postos de Informações Turísticas da Prefeitura do Recife, em parceria com a Empetur, irão funcionar em horário especial neste fim de ano.

Posto Arsenal da Marinha
Dia 31/12 – 8h30 às 18h
Dia 01/01 – 13h às 22h

Posto Parque Dona Lindu
Dia 31/12 – 9h às 18h
Dia 01/01 – 13h às 22h

Posto Pracinha de Boa Viagem
Dia 31/12 – 8h às 18h
Dia 01/01 – 13h às 22h

Posto Terminal Integrado de Passageiros (TIP)
Dia 31/12 – 7h às 18h
Dia 01/01 – 13h às 19h

Posto Aeroporto
Dia 31/12 – 7h às 20h
Dia 01/01 – 13h às 23h

Posto Mercado de São José
Dia 31/12 – 7h às 16h
Dia 01/01 – Fechado

ASSUNTOS: