NOTÍCIAS

Turismo | 29.12.15 - 12h31

Réveillon de luz, cores e muitos turistas no Recife

img_alt

Na Avenida Boa Viagem, onde os hotéis estão com 90% de ocupação, 15 toneladas de fogos vão assegurar 15 minutos de um colorido espetáculo de boas-vindas para 2016. (Foto: Antônio Tenório/PCR)

 

O secretário de Turismo e Lazer do Recife, Camilo Simões, conferiu, na manhã de hoje, o andamento do trabalho de montagem das duas balsas onde estão sendo embarcados os fogos que garantirão um belo show pirotécnico da virada do ano na orla de Boa Viagem. "Estamos trabalhando há semanas, com bastante cuidado e rigor, para acomodar nas balsas as 15 toneladas de fogos que resultarão num colorido espetáculo para receber o ano de 2016 com o pé direito", assegurou o secretário. 

As balsas ficarão posicionadas em alto mar: uma no Pina e outra nas imediações do Edifício Acaiaca, numa distância de aproximadamente 400 metros da costa.

À meia noite, os fogos serão acionados simultaneamente por programação digital, assegurando à população 15 minutos de luzes, cores e encantamento. Entre os artefatos, serão disparadas bombas italianas e nacionais, coloridas, prateadas e douradas, com 2 a 12 polegadas. Raras no mercado nacional, as bombas de 12 polegadas prometem um espetáculo à parte.

A fornecedora dos fogos que espocarão sobre o Recife é a Flame's, com sede em São Paulo, também responsável por colorir e iluminar o céu da Avenida Paulista durante a virada, desde 1999. "Mas os fogos que usaremos no Réveillon daqui são mais potentes que os de lá", assegurou Eduardo Tsugiyama, executivo da empresa.

Na Lagoa do Araçá, no Morro da Conceição e no Ibura, a queima de fogos terá de três a seis minutos de duração.

"Com o céu colorido e um público genuinamente animado, o Réveillon do Recife virou mais um cartão postal da nossa cidade", assegura Camilo Simões. Desde 2013, lembra, a Prefeitura do Recife vem garantindo uma grande festa, que se espalha por vários bairros, convidando o recifense e os visitantes a confraternizar  nos espaços públicos.

"Nosso Réveillon vem se consagrando como uma importante tradição, fortalecendo a economia da cidade no fim de ano. Nos últimos três anos, o Recife voltou a atrair turistas de várias partes para a festa da virada", diz o secretário de Turismo e Lazer, Camilo Simões. Segundo dados da ABIH, a ocupação dos hotéis da orla de Boa Viagem para este ano está em 90%. 

Nem a crise deverá atrapalhar a celebração do ano novo na cidade. Segundo o Ministério do Turismo, de cada dez brasileiros que viajarão neste Réveillon, sete escolherão um destino nacional. E o Recife está nos planos de muita gente. A cidade é a terceira mais procurada pelos internautas que estão fazendo reservas no Booking, um dos serviços online mais usados do mundo, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Os visitantes virão principalmente de São Paulo, Caruaru, Reino Unido, Suíça e França.

"Para garantir uma bonita festa para todo mundo que optou pelo Recife como cenário para a virada, a cidade vai ter festa para todo lado. Além dos polos no Pina, no Acaiaca, na Lagoa do Araçá, no Morro da Conceição e no Ibura, teremos as festas dos vencedores do concurso de decoração natalina Eu Amo o Natal na Várzea, no Ibura e em Brasília Teimosa", diz Camilo Simões.