Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 29.12.23 - 21h37

Prefeitura do Recife entrega mais sete banheiros da nova orla

img_alt

Dentro do Projeto Orla Parque, serão reformados os dez sanitários já existentes e construídos outros 11, mais que duplicando a quantidade de equipamentos disponíveis; ao todo, nove já estão prontos. (Foto: Edson Holanda/PCR)

 

A Prefeitura do Recife entregou, na manhã desta sexta-feira (29), mais sete banheiros públicos do Projeto Orla Parque, dos quais dois são novos e cinco já existiam e foram totalmente requalificados. Com isso, o número de sanitários entregues chegou a nove. No total, serão reformados os dez sanitários já existentes e construídos outros 11, mais que duplicando a quantidade de equipamentos disponíveis para uso da população ao longo de toda a extensão da orla. A gestão municipal está investindo R$ 4,8 milhões, com recursos próprios neste serviço.

“A Orla do Recife está ganhando uma nova cara. A gente prometeu e está cumprindo. Já são 60 novos quiosques na área de Boa Viageme as obras dos novos quiosques de Brasília Teimosa já começaram. Existiam 10 banheiros e agora serão 21, sendo os 10 que já existiam e nove já estão requalificados. A gente fecha o ano com nove, garantindo acessibilidade, infraestrutura de segurança, sistema anti-furto, tudo isso para garantir o bem-estar das pessoas. E no início do próximo ano, a gente já começa a requalificação de todo o calçadão da nossa aula. São várias etapas, mas o importante é o compromisso de ter uma orla requalificada, organizada e a altura da nossa cidade”, declarou João Campos. 

Todas as unidades têm um chuveiro externo com água limpa e adequada para o banho. Dos dois novos banheiros, o de número 6 fica na altura das quadras de basquete e o 9 fica no Terceiro Jardim. Já os cinco banheiros requalificados ficam ao lado do núcleo de polícia (número 4); na altura das quadras de futsal (número 5); no Primeiro Jardim (número 7); na altura da rua Henrique Capitulino (número 10); e na altura da Rua Félix de Brito (número 12). Os frequentadores da orla já podem utilizar três banheiros novos e seis requalificados.

As obras fazem parte da segunda etapa do Projeto Orla Parque, que tem como objetivo integrar as orlas de Boa Viagem e Pina à Brasília Teimosa, totalizando 11 quilômetros de extensão. A primeira etapa foi concluída em março deste ano, quando foram entregues os últimos dos 60 quiosques completamente reformados. E está em andamento a requalificação dos dez quiosques situados na Avenida Brasília Formosa, no bairro de Brasília Teimosa, e a reforma da sede da Associação Esportiva Cultural Sereias Teimosas.

A área interna dos banheiros é composta por quatro bancadas com lavatórios, quatro vasos sanitários e quatro cabines, sendo duas delas  com dimensões acessíveis a cadeirantes. Já na parte externa, a população vai contar um chuveiro e um assento de apoio para pessoas com necessidades especiais.

Para manter a comunicação estética com os quiosques recém-reformados e prestar uma homenagem às origens da orla do Recife, que completa 100 anos em 2024, o projeto dos banheiros optou por utilizar concreto pigmentado na cor areia e painel de azulejaria com o redesenho das antigas velas e ondas das calçadas da Avenida Boa Viagem. Os azulejos serão os mesmos utilizados na requalificação dos quiosques.

Uma mudança se dará no acesso aos banheiros, que vai passar a acontecer na parte frontal, tornando a entrada dos usuários mais visível e proporcionando maior segurança. O Gabinete de Projetos Especiais também optou por utilizar paredes de concreto de alto desempenho, o que vai garantir durabilidade aos equipamentos e facilitar a manutenção, e pia e vaso de metal, para evitar ações de furto ou depredação.

Quem esteve presente na inauguração foi o aposentado José Ferreira, 88 anos, conhecido como Ferreirinha. Ele é o torcedor do Sport famoso por correr e caminhar na Orla de Boa Viagem, diariamente, nos últimos 50 anos. “Os banheiros ficaram muito bons, muito bonitos. A Orla como um todo está muito bonita. E hoje eu vim mostrar os meus jornais antigos ao prefeito, com matérias sobre o pai dele e sobre Miguel Arraes”, comentou ele.

PROJETO ORLA PARQUE - O Projeto Orla Parque tem como objetivo requalificar toda a orla da capital pernambucana, integrando Boa Viagem e Pina à Brasília Teimosa, totalizando 11 quilômetros de extensão, transformando-a num grande parque linear. O projeto prevê a criação de centralidades, melhorias na segurança e iluminação, construção de novos banheiros, além de reforma de toda a estrutura física do calçadão e aumento da área verde.

ASSUNTOS: