NOTÍCIAS

Cultura | 30.01.14 - 17h28

Operação Volta às Aulas da CTTU tem início nesta segunda-feira (3)

As ações acontecerão em escolas particulares e municipais

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) vai realizar, a partir da próxima segunda-feira (3), nas escolas particulares, e quarta-feira (5), nas escolas municipais, ação de volta às aulas na cidade. Durante dois meses, a operação vai percorrer 30 escolas municipais e levar questões de importância para a educação no trânsito. Já nas escolas particulares, serão três semanas de atividades. O tema central da campanha é “A primeira lição de volta às aulas: respeitar as leis de trânsito”.

A ação irá percorrer oito corredores viários nas primeiras três semanas de aula, localizadas em bairros da Zona Norte, Sul e Centro do Recife. Cada avenida será visitada por dois dias. O primeiro corredor a receber a iniciativa é a Avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças, uma das vias que mais concentram escolas e que, agora, contam com os orientadores de trânsito. A campanha acontece a partir das 7h da segunda-feira (3). Cerca de 20 arte-educadores vão orientar pais e motoristas para que irregularidades sejam evitadas.

Com o retorno às aulas nos colégios públicos e particulares do Recife, a frota de veículos nas ruas da cidade tem um aumento médio de 20%. Esse dado foi obtido através das contagens feitas pelos equipamentos eletrônicos que ficam localizados nos principais corredores de trânsito. Considerando a estimativa da frota circulante na cidade, que recebe veículos de toda a Região Metropolitana e que chega a 1 milhão, no período de férias escolares existe uma redução média de 200 mil automóveis.

REDE MUNICIPAL - A primeira escola municipal a receber a programação é a Oswaldo Lima Filho, na Avenida Domingos Ferreira, em Boa Viagem. Na ocasião, haverá a apresentação de uma peça de teatro para as crianças com o tema “Atenção, Respeito e Gentileza” e o jogo interativo, onde o objetivo é estabelecer o debate sobre a convivência segura no trânsito. O tema das atividades é a segurança das crianças.

As unidades de ensino escolhidas para receber a ação foram identificadas como locais de grande fluxo de veículos e tráfego intenso. Por esse motivo, as crianças ficam mais vulneráveis e expostas a acidentes. Para o chefe do setor de Educação para o Trânsito da CTTU, Francisco Irineu, a ação é muito importante para toda a cidade, uma vez que as crianças são agentes multiplicadores. “Em primeiro lugar, fica a prevenção de acidentes com as crianças. Ao mesmo tempo, estamos junto aos professores e pais na conscientização do papel de cada um na melhoria da mobilidade urbana”, comentou.

Abaixo, confira a relação dos corredores que serão visitados pela campanha:

Avenida Rui Barbosa
Avenida Conselheiro Rosa e Silva
Avenida 17 de Agosto
Avenida João de Barros
Avenida Engenheiro Domingos Ferreira
Avenida Conselheiro Aguiar
Estrada do Arraial
Avenida Norte