Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 30.01.19 - 20h29

PCR disponibiliza calendário com unidades de saúde que funcionarão em horário alternativo em fevereiro

Pelo menos uma vez por mês, algumas unidades funcionam das 17h às 21h

Durante o mês de fevereiro, 45 unidades de saúde da Prefeitura do Recife funcionarão, ao menos uma vez, também em horário alternativo – das 17h às 21h, nos dias de semana, e entre 8h e 12h, aos sábados. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é facilitar o acesso dos usuários do SUS – sobretudo aqueles que não têm tempo de frequentar os postos durante o expediente convencional – aos serviços básicos. Veja o calendário completo CLICANDO AQUI.

O atendimento nessas unidades continua sendo exclusivamente para os moradores cadastrados, ou seja, que são da área adscrita. Além do acolhimento, os serviços disponíveis aos pacientes são: consultas médicas e de enfermagem, confecção de Cartão do SUS, atualização do cartão vacinal, aferição de pressão arterial e testes rápidos de HIV e sífilis, com distribuição de preservativos, e atividades educativas. Alguns procedimentos precisam ser agendados, por isso, os usuários devem procurar a unidade de saúde de referência para saber mais informações.

A Policlínica Salomão Kelner, localizada em Água Fria, já funciona com horário alternativo diariamente. As quatro Upinhas (Upinha Dra. Fernanda Wanderley, na Linha do Tiro; Upinha Gov. Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério; Upinha Dr. Moacyr André Gomes, em Casa Amarela; Upinha Prof. Hélio Mendonça, no Córrego do Jenipapo) que funcionam 24 horas têm horário estendido (até 19h) de segunda a sexta-feira, e funcionam também até 21h nos dias programados para a ação.

Estratégia – O atendimento em horário alternativo foi criado no fim do ano passado, para trazer os homens para as unidades de saúde, cuja iniciativa foi bem aceita pelos usuários. Todo mês, a Secretaria de Saúde divulgará o calendário com as unidades que funcionarão com esse esquema.