NOTÍCIAS

Cultura | 30.03.12 - 09h51

Responsáveis por beneficiários do Bolsa Escola vão ao Instituto Ricardo Brennand

[caption id="attachment_15713" align="alignleft" width="334" caption="Grupo visitou o Instituto Ricardo Brennand. Foto: Carlos Augusto"][/caption]

Espaço abriga obras da Europa, Ásia, América e África, que retratam a história dos séculos XV a XXI

Por Marcos da Silva

Uma agradável tarde de conhecimento, foi o que tiveram 50 mães, pais ou responsáveis legais por alunos da Escola Municipal Oswaldo Lima Filho, do Pina. O grupo, formado por beneficiários do Programa Bolsa Escola Municipal, visitou, na tarde desta quinta-feira (29), o Instituto Ricardo Brennand, na Várzea.

Os tutores conheceram a pinacoteca, onde estão abrigadas as 15 obras de Frans Post, que retratam o Brasil Holandês, entre elas, o Cabo de Santo Agostinho, o Palácio de Friburgo, a Casa da Boa Vista e o Forte Príncipe Guilherme. O renomado artista plástico também criou gravuras das cidades de Itamaracá; da Vila de Penedo, em Alagoas; Vila Formosa, de Serinhaém; Igarassu e Olinda.

Outros pontos que não passaram despercebidos aos olhares atentos dos adultos foram as coleções de vidros de farmácia; os cristais de René Lalique e a prataria de Charles Schneider. A vida e a mistura racial do Brasil, desde o período imperial, com seus negros, índios e natureza ainda preservada são o tema das litografias sobre o papel de Johann – Moritz Rugandas.

A riqueza de detalhes da Sala das Figuras de Cera, onde mais de 40 personagens em tamanho real representam O Julgamento de Nicolas Fouquet, bem sucedido superintendente das Finanças do Reino, de 1648 a 1661, que cai em desgraça ao construir o famoso castelo de Vaux-le-Vicomte e inaugurá-lo com pompa. Fouquet foi acusado pelo rei francês, Luís XIV, de roubar os bens reais, sendo incluído no crime de lesa-majestade. Todos os seus bens, inclusive o suntuoso castelo, foram tomados por Luís XIV e o ex-superintendente foi condenado a prisão perpétua, morrendo no cárcere.

No Castelo de São João, onde Ricardo Brennand abriga suas mais de três mil armas brancas inglesas, como também armas de fogo, armaduras e outras curiosidades, os pais se deliciaram com as histórias do arsenal: “Meus filhos gostam muito de História e ficarão encantados com o que estamos vendo aqui, quando vierem”, comentou, emocionada, a dona de casa Sílvia Tenório, 34, mãe de Brendo Cândido do Nascimento, 13, que cursa o 7º ano na Escola Oswaldo Lima Filho.

Para a gestora do Oswaldo Lima Filho, Ana Lúcia Ferreira, a tarde desta quinta foi inesquecível. “Estamos oportunizando às pessoas o acesso à cultura rica do nosso Estado e de outros países”.

Bolsa Escola – O Programa Bolsa Escola Municipal não se restringe ao pagamento de uma bolsa de estudos. É um programa de inclusão de beneficiários e seus responsáveis, que vão aos espaços de cultura e lazer do Recife para assistir a aulas-concertos com a Orquestra Sinfônica do Recife; a passeios socioeducativos no Barco Escola Ambiental Águas do Capibaribe; e que têm acesso gratuito ao cinema e teatro, além de visitas a museus.