Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 30.03.16 - 20h53

Moradores dos bairros Alto Santa Terezinha e Alto do Pascoal participam de ação contra à tuberculose no Compaz

img_alt

Os profissionais abordaram os riscos de contrair a doença e as formas de prevenção e de contágio. (Foto: Cortesia)

 

O Centro Comunitário da Paz do Alto Santa Terezinha, na Zona Norte do Recife, recebeu nesta quarta-feira (30) a Campanha Municipal de Combate à Tuberculose. A ação, realizada pelo Programa de Doenças Negligenciadas/ Sanar da Secretaria de Saúde do Recife, contou com a presença de moradores do bairro, que tiveram acesso a informações gerais sobre a doença, como formas de contágio e tratamento.

Os usuários foram submetidos à coleta de escarro. Também fizeram teste rápido de HIV e participaram de palestras sobre a tuberculose, como a dona de casa Maria Rita, 56 anos, moradora da comunidade. "Gosto muito de assistir essas palestras porque aprendo a cuidar da minha saúde", disse.

"Saber como se transmite tuberculose é uma das coisas mais importantes, e muita coisa eu não sabia”, falou a estudante Camila Souza, 22 anos, que participou da dinâmica interativa sobre as formas de contágio. De acordo com a coordenadora do Programa de Tuberculose do Recife, Silvana Lira, as atividades educativas promovidas pelo município chamam atenção da sociedade porque esclarecem algumas dúvidas. “A doença pode matar, mas tem cura, o tratamento é gratuito nas unidades. Trabalhamos também a luta contra o preconceito que ainda existe, então, orientar é a melhor prevenção”, afirmou Silvana.

A doença – No Brasil, a cada ano, são notificados aproximadamente 80 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,6 mil mortes em decorrência da doença. O País ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde. No Brasil a tuberculose é a 4° causa de morte por doenças infecciosas e a primeira causa de morte dentre as doenças infecciosas definidas dos pacientes com AIDS.