Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital

NOTÍCIAS

Administração | 30.03.16 - 11h04

Prefeitura do Recife ganha Prêmio InovaCidade 2016 com o projeto Transforma Recife

img_alt

A premiação, reconhecida pela ONU-Habitat, foi entregue ao prefeito Geraldo Julio na noite desta terça (29), no 4º Congresso Smart City Business America, em Curitiba. O projeto completa um ano nesta quarta-feira (30). (Foto: Cortesia)

 

O prefeito Geraldo Julio recebeu, em nome da Prefeitura do Recife, na noite desta terça-feira (29), o Prêmio InovaCidade 2016, que reconhece iniciativas que contribuam com a melhoria da qualidade de vida nas Cidades. A gestão municipal venceu na categoria "Governos", com o projeto Transforma Recife, plataforma digital voltada para a causa humanitária através do voluntariado, que completa um ano nesta quarta-feira (30) e que consolidou o Recife como capital brasileira da solidariedade. A entrega do prêmio aconteceu durante o 4º Congresso Smart City Business America (SCBA), em Curitiba.

A premiação, compartilhada com a Prefeitura de Petrópolis, uma das cidades que implementou o modelo recifense, criando o Transforma Petrópolis, é uma iniciativa do SCBA sob a chancela do ONU-Habitat - o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, além do Lincoln Institute of Land Policy. 

"O engajamento dos recifenses permitiu que o Transforma Recife pudesse ajudar muita gente. As ONGs existem para ajudar as pessoas e o Transforma Recife está ajudando os voluntários a se conectarem com essas ONGs e dar essa ajuda a quem está realmente precisando e é esse o reconhecimento feito aqui pela ONU-Habitat com o prêmio InovaCidade, que nos deixou muito feliz. São 70 mil voluntários através de 400 ONGs ajudando a população, então é uma experiência importante que as outras cidades que fizerem uma rede social como o Transforma Recife vão levar de benefício para a sua população. A gente agradece aos recifenses que trouxeram esse prêmio para a sua cidade", destacou o prefeito.

O congresso, considerado o mais importante evento sobre cidades inteligentes na América, teve início na segunda-feira (28) e termina nesta quarta (30), reunindo governos, empresas e organizações sociais de todo o mundo. Na ocasião, foram apresentadas ideias, projetos e iniciativas sustentáveis que melhoram a qualidade de vida nas cidades e contou com a participação de especialistas, líderes empresariais, pesquisadores e autoridades governamentais, que puderam partilhar experiências, ideias e casos de sucesso, entre eles o Transforma Recife. O momento é dedicado a somar esforços individuais, coletivos e institucionais na apresentação de soluções inteligentes para os desafios das cidades modernas, promovendo o encontro dos setores públicos e privados.

De acordo com o presidente do Instituto Smart City Business, Leopoldo Albuquerque, os bons projetos devem ser copiados. "O Transforma Recife é um  projeto maravilhoso e já está sendo copiado por outras cidades brasileiras, como tem que ser. As boas ideias devem ser replicadas", afirmou.

Para Marcio Schiavo, coordenador do Prêmio InovaCidade, o objetivo da premiação é destacar as experiências bem sucedidas para que elas sirvam de exemplo. "O prêmio serve para iluminar as experiências bem sucedidas das cidades. Mostrar que exceções viram regras. Um exemplo é o Transforma Recife, que tem servido de modelo para outros municípios do Brasil", ressaltou. 

Recife já é uma referência nacional de como o setor público pode trabalhar em parceria com o terceiro setor, com o Transforma Recife servindo de modelo para implementação do mesmo projeto na cidade de Petrópolis (RJ) e em Campinas (SP). E, agora, se torna uma referência mundial no trabalho voluntário através de uma gestão pública. Nesta quarta-feira (30), o Transforma completa um ano desde a sua implantação e já reúne cerca de 400 entidades e 70 mil voluntários cadastrados.

A plataforma Transforma Recife, a primeira no Brasil lançada por uma prefeitura, é um site voltado para a causa humanitária através do voluntariado. Funcionando como uma espécie de rede social, o sistema cruza os perfis de interesse, incluindo preferências de atuação, localização, horários e causa ideal, com as diversas oportunidades de voluntariado e entidades que precisam da força do trabalho voluntário nas áreas disponíveis. O fluxo viabiliza uma corrente e contribui com o trabalho social no Recife através de um elo entre voluntários e organizações.