NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 30.03.21 - 19h29

Em apenas 3 horas de funcionamento, Cred Pop Recife registra mais de mil inscrições

Mulheres foram responsáveis por mais de 50% das solicitações. Bairros que mais registraram inscrições foram: Várzea, Boa Viagem, Casa Amarela, Arruda e San Martin. Nos próximos dias, agentes de créditos realizarão visitas aos interessados.

 

Em pouco mais de três horas de lançamento, 1.080 pessoas e entidades se inscreveram no programa Crédito Popular do Recife - Cred Pop, em busca de linhas de crédito de até R$ 3 mil para investir em seus próprios negócios. O programa foi inaugurado pelo prefeito João Campos, na manhã desta terça-feira (30), durante cerimônia transmitida pela internet. As mulheres – um dos grupos prioritários para receber os empréstimos – foram responsáveis por mais de 50% das solicitações. Confirmados os pré-cadastrados, os interessados vão receber nos próximos dias visitas de agentes de crédito, que avaliarão os planos de negócios dos empreendimentos. Novas vagas para pré-cadastrados serão abertas no dia 12 de abril.

O grupo inscrito é formado por 550 mulheres e 528 homens, sendo 781 pessoas adultas (de 30 a 59 anos), 265 jovens (de 18 a 29 anos) e 34 idosos (com mais de 60 anos). Os bairros que mais registraram solicitações foram: Várzea, Boa Viagem, Casa Amarela, Arruda e San Martin. Nessa fase inicial do programa, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação – que coordenará o programa Cred Pop –, disponibilizou para a população pouco mais de 1.000 inscrições de pré-cadastro. Nos próximos meses, a gestão municipal ampliará o número de pré-cadastrados. A meta é realizar, em média, 10 mil operações de crédito por ano, totalizando 40 mil ao longo dos próximos quatro anos. 

Nos próximos dias, serão agendadas as visitas dos agentes de crédito, no intuito de avaliar os negócios, verificar estimativas de receitas, capacidade de endividamento, o objetivo do crédito, a viabilidade econômica, entre outros informações. Vencida essa etapa, os agentes vão estimar o valor que cada empreendedor receberá do programa. Para o início do Cred Pop, a Prefeitura do Recife firmou convênio de cooperação técnica com a Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), que que realizará o trabalho de operador financeiro para a análise dos créditos. Nas próximas semanas, a Prefeitura vai contratar e capacitar mais profissionais para atuar como agentes de crédito e permitir a expansão do número de inscrições.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Rafael Dubeux, o grande volume de inscrições no Cred Pop em tão pouco tempo demonstra a importância do programa para o Recife. "Esse primeiro momento foi um sucesso e ficou comprovado o interesse da população pelo programa. Nesse início, abrimos as primeiras mil inscrições porque estamos iniciando as operações. Com o passar do tempo, o Cred Pop vai ganhar mais força e, ainda na primeira quinzena de abril, quando vamos ter nova rodada de inscrições, vamos ampliar ainda mais o número de vagas para ajudar as empreendedoras e os empreendedores de nossa cidade”, afirmou.

Para 2021, a Prefeitura do Recife desembolsará cerca de 16,8 milhões na concessão dos empréstimos, com recursos oriundos do Tesouro Municipal. O programa, um dos compromissos assumidos pelo prefeito João Campos durante a campanha, visa estimular a geração de emprego e renda para a população, criando as bases para a retomada do desenvolvimento econômico.

CONDIÇÕES FACILITADAS – Os beneficiários do Cred Pop poderão contrair empréstimos de até R$ 3 mil e quitar os débitos em até 12 parcelas, com uma taxa de juros simbólica de 0,99% ao mês. O diferencial é que, quem pagar em dia todas as 11 primeiras parcelas, a 12ª ficará por conta da Prefeitura. Outro diferencial é que o programa não tem restrições a quem esteja negativado em serviços de proteção ao crédito. Após o recebimento do empréstimo, o favorecido terá quatro meses de carência para iniciar o pagamento das prestações. 

Para ter acesso ao benefício, a população precisa informar um documento de identificação e comprovante de endereço do negócio, que ateste ser instalado no Recife. Mulheres, jovens, negros, pardos e pessoas com deficiência terão prioridade no programa, sendo que esse último grupo populacional necessita apresentar um laudo médico.