NOTÍCIAS

Cultura | 30.04.14 - 18h47

Gestores e coordenadores escolares passam por formação em política educacional e letramento

[caption id="attachment_45602" align="alignleft" width="680"] Cerca de 200 coordenadores de 302 unidades de ensino assistiram à primeira formação do ProLer. (Foto: Ivanildo Francisco/PCR)[/caption]

Durante toda esta quarta-feira (30), gestores e coordenadores da rede municipal do Recife participaram da Formação do Programa de Letramento do Recife (ProLer) e da Construção da Nova Política Educacional do Município. Os eventos, realizados pela Secretaria de Educação do Recife, aconteceram de maneira simultânea no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena.

Cerca de 200 coordenadores de 302 unidades de ensino assistiram à primeira formação do ProLer, na biblioteca do Centro Paulo Freire. O programa busca garantir aos estudantes as competências de leitura, escrita e interpretação de textos até os 6 anos. A capacitação dá início ao trabalho que será realizado pela Secretaria de Educação do Recife junto aos professores para desenvolver o ProLer com alunos dos grupos 4 e 5 da educação infantil e do 1º ano do ensino fundamental. Dessa forma, 100% dos estudantes já estarão alfabetizados no 2º ano.

Uma das coordenadoras do ProLer, Valéria França Marques, destacou que o programa vai permitir que, num futuro próximo, os alunos da rede municipal tenham tantas oportunidades quanto outros estudantes. "Isso garante que eles estejam alfabetizados já aos 6 anos. A partir de agora vamos possibilitar que nossos alunos possam competir de igual para igual com os de escolas privadas."

Daniele Vieira Calábria, coordenadora da Escola Municipal Jader Figueiredo de Andrade Silva, no Engenho do Meio, revelou sua expectativa com a implantação do ProLer. "Estou bem ansiosa para o início das atividades do programa. Tudo que vem para contribuir com o trabalho do professor é válido", comentou.

NOVA POLÍTICA EDUCACIONAL - Já nas salas e auditórios do Centro Paulo Freire, aconteceu a formação para construção da Nova Política Educacional do Recife, voltada para 360 gestores das 302 unidades de ensino da rede. A capacitação busca apresentar o trabalho que vem sendo realizado por comissão composta por professores, gestores, membros da secretaria e representação do sindicato dos docentes. Os debates e sugestões contribuem para a elaboração do novo documento, que vai nortear o trabalho nas escolas e creches da cidade.

A coordenadora do Grupo de Trabalho para construção da Nova Política Educacional da Rede Municipal do Recife, Kátia Marcelino de Souza, comentou que a participação dos gestores ajuda a melhorar e a democratizar a construção do documento. "A partir dessa iniciativa poderemos proporcionar uma melhor qualidade de ensino para os estudantes", reforçou.

A gestora da Escola Municipal Renato Accioly Carneiro Campos, Kelly Cristine Maranhão, elogiou a abertura de espaço para debater as políticas públicas de ensino. "Isso vai mudar a perspectiva da educação na cidade, porque vamos ter um documento único que vai nos orientar", considera a diretora da unidade, que fica em Nova Descoberta.