NOTÍCIAS

| 30.04.15 - 09h58

Novos agentes de saúde ambiental do Recife recebem treinamento para ajudar no controle da dengue

(Foto: Cortesia)

Novos agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) receberam um treinamento na manhã desta quarta-feira (29) para atuar no controle da dengue no Recife. A nomeação dos 33 profissionais é uma das estratégias da Secretaria Municipal de Saúde para reduzir o número de casos da doença na cidade. A capacitação continua nesta quarta-feira (30), com atividades práticas, incluindo a visita aos laboratórios do Centro de Vigilância Ambiental.

Os profissionais receberam orientações de como identificar e destruir os criadouros do mosquito Aedes aegypti e a forma correta de coletar larvas e eliminar possíveis locais para a proliferação do mosquito. Os asaces também foram preparados para realizar aspiração dos insetos e instalar ovitrampas (armadilhas usadas para monitorar quantidade de mosquitos) em locais estratégicos. Os cuidados com a manipulação dos larvicidas biológicos nas visitas domiciliares também foram abordados.

Para a coordenadora de Vigilância Ambiental do Recife, Vânia Nunes, o trabalho dos agentes é, sobretudo, educativo. “Eles têm o papel de levar aos moradores informações importantes de prevenção, para que a população também participe dessa força-tarefa”, afirmou Vânia. Ela falou ainda sobre a importância dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), para evitar acidentes no trabalho.

Embora estejam participando do treinamento, os agentes já estão em campo desde a semana passada. Para Saulo de Tarso Martins, 28 anos, a capacitação é útil porque, além de adquirir conhecimentos novos, ele tem a chance de tirar dúvidas encontradas quando está na rua. “A gente sempre tem algo a mais pra aprender, e aqui estou me preparando melhor para atuar”, disse. “A hora de tirar as dúvidas é agora para me sentir segura no trabalho porta a porta”, afirmou a agente Marta Santana.