NOTÍCIAS

| 30.05.12 - 18h40

Jovens gays do Recife participam do I Seminário de Comunicação em Saúde

[caption id="attachment_19411" align="alignleft" width="334" caption="No seminário foram debatidas ideias para promover e divulgar informações de combate às DST e Aids. Foto: Ivanildo Francisco"][/caption]

Por Tádzio Estevam

Começou nesta quarta (30) I Seminário sobre Comunicação em Saúde. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de DST/AIDS e Hepatites Virais, contou com a parceria do Ministério da Saúde. O encontro teve início às 8h e seguiu até o final da tarde no bairro de Boa Viagem.

O objetivo do seminário foi promover e aprofundar o debate sobre estratégias de comunicação que possam contribuir na divulgação de informações sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids, tendo como foco os homens que praticam sexo com outros homens. No auditório do hotel utilizado para sediar o evento, os jovens assistiram à palestra proferida pelo integrante do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Gérson Fernandes que falou sobre HIV/Aids na População Gay Masculina. Durante a palestra, foram apresentadas as estatísticas da população que convive com o vírus ou a doença. De acordo com o Ministério da Saúde, Pernambuco está em 12º lugar no ranking nacional da taxa de incidência de Aids. O Rio Grande do Sul encabeça a lista. “Com relação às regiões do País, o Sudeste detém 42% da população gay do Brasil. E 41,3% dos casos de Aids em nível nacional”, disse.

A programação foi aberta pelo coordenador municipal das DST/Aids e Hepatites Virais, Acioli Neto, que foi o mediador da palestra de Gérson. Segundo ele, o evento teve uma boa aceitação do público. “A comunicação é uma ferramenta fundamental no processo de divulgação das ações de saúde desenvolvidas pela nossa coordenação, tanto municipal quanto federal”, comentou.  Ainda pela manhã, os expositores Alessandra Nilo, da ONG Gestos, Azael Cosme (GTP+) e Liandro Linder (do Grupo de Apoio à Prevenção da Aids de São Paulo), falaram sobre As Experiências de Comunicação em Saúde para Populações Específicas. A moderadora foi a jornalista da Fundação Oswaldo Cruz no Recife, Rita Vasconcelos.

À tarde, o jornalista Diogo Carvalho (Diario de Pernambuco) mediou a roda de conversa Comunicação Dirigida aos Jovens Gays, na qual fizeram parte Alexandre Böher (Somos/RS), Rildo Veras (Governo de Pernambuco) e Thiago Rocha (Instituto Papai). Por último, o tema foi a Mídia Digital e a Juventude LGBT, cujos convidados para falar sobre o assunto foram os recifenses Adriano Paiva (do site Toda Forma de Amor), Caito Xis (do site Affair) e Fred Queiroz (do blog Babado Forte).

Nesta quinta e sexta acontecerão as Oficinas de Comunicação Dirigida para Jovens Gays com o objetivo de contribuir na produção de materiais de comunicação específicos para esse público, e ao mesmo tempo promover a discussão sobre a vulnerabilidade da juventude homossexual ao HIV e a Aids. Ao todo serão 04 oficinas temáticas abordando os temas: Materiais temáticos para Web, Vídeo e Fotografia; Poética e Intervenção Urbana: textos e construções imagéticas (essas no dia 31); Introdução a Discotecagem e Vinhetas Eletrônicas; e o Universo Drag Queen: Formação Cultural e Espetáculo de Prevenção (no dia 01). No primeiro dia, as oficinas serão no mesmo hotel onde será realizado o seminário.

Já na sexta-feira (01), as capacitações acontecerão na Boate Metrópole, na Boa Vista, sempre das 8h às 18h. À noite, a partir das 22h30, todos os trabalhos produzidos pelos participantes serão expostos durante um coquetel que acontecerá juntamente com as atividades da casa noturna.