NOTÍCIAS

Cultura | 30.05.12 - 17h24

Programa Ação Saudável promove formação sobre Meio Ambiente

O evento será para 50 representantes das escolas que possuem ou que vão instalar o projeto Hortas Comunitárias Escolares, além de integrantes da Diretoria de Alimentação Escolar (Dial)

Por Edgar Lima

O Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, sedia, na manhã desta sexta-feira (01), um Encontro de Formação para Professores e Gestores em Meio Ambiente, envolvendo 50 representantes das escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife que possuem ou que vão ser inseridas no Projeto Hortas Comunitárias Escolares.

O Projeto promove a criação de espaços para plantios de legumes, verduras e plantas medicinais nas unidades escolares com o objetivo de incentivar a qualidade da alimentação dos estudantes e comunidade escolar em geral.

A formação desta sexta-feira é promovida pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), em parceria com as organizações sociais Inmed Brasil (International Medical Services for Health) e a Fundação Kraft Foods. O encontro acontecerá das 8h às 17h.

O evento tem o objetivo de sensibilizar para a importância da preservação do meio ambiente em diversos aspectos, desde ações locais, dentro das escolas, como também no envolvimento da comunidade. A palestra será ministrada pela coordenadora Nacional do Ação Saudável, Damiana Angrimani. Além dos professores e gestores, também estarão no curso integrantes da Diretoria de Alimentação Escolar (Dial) da Seel.

Durante a formação serão oferecidas ferramentas para a construção de escolas ambientalmente corretas, através de debates, dinâmicas, que promoverão medidas adequáveis às realidades das escolas e da comunidade escolar. Atualmente 13 escolas da Rede Municipal já possuem hortas. Até o início do próximo semestre mais 7 unidades terão suas plantações instaladas.