Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 30.05.16 - 13h48

Revezamento da Tocha Olímpica percorre 35 km no Recife nesta terça

Com 176 condutores percorrendo diversos bairros, uma das celebrações mais emblemáticas do esporte mundial começa às 13h e se encerra às 19h, no Marco Zero

 

O Recife recebe, nesta terça-feira (31), um dos eventos mais emblemáticos do esporte mundial: o revezamento da Tocha Olímpica, que passa pela capital pernambucana como parte dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O desfile está previsto para começar às 13h, saindo do Centro de Distribuição da Coca-Cola, no bairro de Ponto de Parada, e devendo chegar ao Marco Zero às 19h, quando haverá a cerimônia de acendimento da pira olímpica. Ao todo, o revezamento da Tocha Olímpica no Recife terá 176 participantes, em 35 quilômetros de percurso. Cada um percorrerá 200 metros com a tocha em mãos, correndo em média a 6 km por hora.  

Uma verdadeira seleção formada por 13 atletas, ex-atletas e árbitros com participação nos Jogos Olímpicos foi indicada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, para participar do revezamento. O time tem os atletas e ex-atletas Adrianinha, Adriana Salazar, Ana Cláudia Ramos, Jemima Alves, Nikita, Newdon Emanuel, Paula Baracho e Yane Marques; os paratletas Ivanildo Vasconcelos, Luís Silva e Suely Guimarães; e os árbitros Giuseppe Regina e Marcelo Caldas Falcão, representando uma história que estreou com Newdon no vôlei, em Tóquio (1964) e teve seu mais recente capítulo com o bronze de Yane, em Londres (2012).

Os demais condutores foram escolhidos pelo comitê Rio 2016 e pelos patrocinadores dos jogos. Entre eles, o goleiro Alessandro Beti Rosa, o Magrão, um dos maiores ídolos do Sport Club do Recife; André Felippe Falbo Ferreira, o Pampa, medalha de ouro com a seleção de vôlei nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992; Breno Viola, primeiro judoca com Síndrome de Down das Américas a conquistar a faixa preta; Bruna Martinelli Cesário de Mello, atleta de windsurf; e Geraldo Bernardes, técnico do judô do Brasil nos Jogos de Olímpicos de Seul, Barcelona, Atlanta e Sidney, que participou das conquistas de Aurélio Miguel, Rogério Sampaio e Flávio Canto. Outros nomes confirmados são a atriz Fabiana Karla e o artista plástico Romero Britto. 

O palco da celebração fica na avenida Alfredo Lisboa, entre a Caixa Cultural e a Associação Comercial e a programação começa às 16h, com atividades de animação a cargo dos patrocinadores, incluindo distribuição de brindes. Após a cerimônia de encerramento da pira olímpica, haverá show da banda Patusco. "Diversos órgãos do município estão envolvidos na operação, para garantir o sucesso do evento. É muito importante para o Recife participar dessa celebração olímpica", destaca o secretário de Esportes, Luís Henrique Lira. 

Seis empreendimentos de economia solidária dos ramos de alimentação e bebida estarão presentes no evento, que será filmado e transmitido para o mundo inteiro pelas emissoras que transmitirão os Jogos Olímpicos. Nas escolas municipais localizadas no rota da tocha, os alunos acompanharão o desfile uniformizados. "Para mim é uma honra ter sido escolhido para conduzir a Tocha. Representar Pernambuco e o Brasil será um fato marcante na minha história", afirma o goleiro Magrão.

 

PERCURSO - Após sair da rua Mem de Sá (onde fica a Coca-Cola), a Tocha Olímpica seguirá pela avenida Beberibe, Estrada Velha de Água Fria, ruas Cônego Barata, Padre Roma, João Tude de Melo, Real da Torre, Cosme Viana, Arquiteto Luiz Nunes, Jean Emile Favre, avenida Recife, viaduto Tancredo Neves, rua Ernesto de Paula Santos, avenidas Domingos Ferreira, Visconde de Jequitinhonha, Armindo Moura, Boa Viagem e Antônio de Góes, ponte do Pina, Cais José Estelita, Cais de Santa Rita, avenida Martins e Barros, Praça da República, Rua da Aurora, Cais do Apolo e rua Marquês de Olinda, chegando em seguida ao Marco Zero.

Além de possibilitar a participação dos moradores de bairros populares como o Arruda, Afogados e o Ipsep, o percurso dará visibilidade internacional a monumentos e atrações turísticas do Recife, como o Parque Dona Lindu, a praia de Boa Viagem, o Forte das Cinco Pontas, as pontes do Centro, a praça da República, o Teatro de Santa Isabel, a rua da Aurora e todo o Bairro do Recife.

Estão envolvidas na ação as pastas municipais de Esportes; Planejamento e Gestão; Saúde; Educação; Turismo e Lazer; Desenvolvimento e Empreendedorismo; Mobilidade e Controle Urbano; Fundação de Cultura, CTTU, Empresa de Limpeza Urbana (Emlurb) e Guarda Municipal; as secretarias estaduais de Educação e das Cidades, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Empetur.

 

TRÂNSITO - A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) preparou um esquema especial de monitoramento de trânsito para acompanhar o percurso da Tocha Olímpica na terça-feira (31). O percurso tem início na rua Mem de Sá, no bairro de Ponto de Parada, e vai até o Marco Zero, na avenida Alfredo Lisboa, com a realização de bloqueios itinerantes.

As vias do Bairro do Recife que fazem parte do itinerário estarão fechadas a partir das 5h da terça-feira (31). Toda a ação vai contar com o apoio de 200 agentes de trânsito e 52 orientadores. A operação para a saída do percurso da tocha está prevista para começar às 12h40.

 

Confira os pontos de bloqueios permanentes:

 

Av. Sul (Ponte Giratória), Av. Alfredo Lisboa com Rua Dona Maria César, Rua Dona Maria César com Rua Vigário Tenório, Rua Dona Maria César com Av. Marquês de Olinda, Av. Barbosa Lima com Rua Bom Jesus, Rua Mariz e Barros com Rua Marquês de Olinda e Rua Madre de Deus com Av. Marquês de Olinda.

 

SAMU - O SAMU Metropolitano do Recife participará do comboio do revezamento da Tocha Olímpica, com uma Unidade de Suporte Avançado, equipada com um médico, um enfermeiro, um condutor e um técnico de enfermagem. Na celebração, no Marco Zero, a população contará com uma Unidade de Suporte Básico, tendo um técnico de enfermagem e um condutor socorrista, além de quatro motolâncias com técnicos de enfermagem.

 

 

NÚMEROS DO REVEZAMENTO:

 

- Percorrerá 35 km no Recife

 

- 176 condutores farão o percurso

 

- A PCR indicou 13 atletas, ex-atletas e árbitros recifenses com participação em Olimpíadas para participar do revezamento

 

- 200 metros é a distância média percorrida por cada participante

 

- 6 km é a velocidade média da corrida de cada condutor. Os veículos do comboio andam a 20 km/h

 

- Em 19 pontos distribuídos pela cidade, a Prefeitura promoverá focos de animação com orquestras de frevo, trios pé de serra, nações de maracatu e escolas de samba

 

 

CONDUTORES INDICADOS PELA PREFEITURA DO RECIFE:

 

 

Adriana Moisés Pinto Mafra (Adrianinha) - Atleta de basquete - Conquistou o bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney e disputou também em Atenas, Pequim e Londres

 

Adriana Salazar - Atleta de natação - Disputou os Jogos Olímpicos de Seul 

 

Ana Cláudia Silva Ramos - Atleta de voleibol - Disputou os Jogos Olímpicos de Seul

 

Giuseppe Regina - Árbitro de voleibol nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, apitou a final feminina entre China e EUA

 

Ivanildo Vasconcelos - Paratleta de natação - Disputou seis Jogos Paralímpicos, com medalhas em Barcelona, Atlanta, Atenas e Pequim

 

Jemima Augusto Alves - Atleta de judô - Disputou os Jogos Olímpicos de Barcelona

 

João Reinaldo Costa Lima Neto (Nikita) -Atleta de natação, hoje técnico - Disputou os Jogos Olímpicos do México e treinou nomes de destaque como Adriana Salazar, Joana Maranhão e Etiene Medeiros.

 

Luís Silva - Paratleta de natação - Maior medalhista paralímpico de Pernambuco, conquistou um ouro, 5 pratas e 1 bronze nas paralimpíadas de Sydney, Atenas e Pequim.

 

Marcelo Caldas Falcão - Árbitro de natação nos Jogos Olímpicos de Pequim

 

Newdon Emanuel Victor (Newdão) - Atleta de voleibol - Disputou os Jogos Olímpicos de Tóquio

 

Paula Baracho - Atleta de Natação - Chegou à final dos Jogos Olímpicos de Atenas.

 

Suely Guimarães - Paratleta de atletismo - Disputou seis paralimpíadas, conquistando o ouro em Barcelona e Atenas e o bronze em Atlanta. Estabeleceu o recorde mundial do arremesso de disco em 1992 e bateu a marca em 1996 e 2004.

 

Yane Marques - Atleta do pentatlo - Medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres

 

CONFIRA O PERCURSO COMPLETO DA TOCHA OLÍMPICA NO RECIFE:

 

R. Mem de Sá - Arruda

R. Prof. Jerônimo Gueiros 

R. Costa Pinto 

Av. Beberibe

R. Bolívar 

R. Professor José dos Anjos 

Estrada Velha de Água Fria 

R. Cônego Barata 

R. Padre Roma 

R. Sebastião Malta Arcoverde 

R. João Tude de Melo

R. José Bonifácio

R. Prof. Trajano de Mendonça 

R. Real da Torre

R. João Ivo da Silva

R. Cosme Viana 

R. Visconde de Pelotas 

R. Santos Araújo 

R. Quitério Inácio de Melo

R. Arquiteto Luiz Nunes

R. Paris 

R. Jean Emile Favre 

R. David Perneta 

Av. Raimundo Diniz

Av. Recife

Av. Presidente Dutra 

Viaduto Tancredo Neves 

R. Ernesto de Paula Santos

Av. Eng. Domingos Ferreira 

Av. Visconde de Jequitinhonha

Av. Armindo Moura

Av. Boa Viagem

Av. Eng. Antônio de Goes 

Av. Eng. José Estelita

Cais de Santa Rita 

Av. Martins de Barros 

Palácio Campo da Princesa 

Ponte Princesa Isabel 

R. Aurora

Ponte do Limoeiro 

Cais do Apolo 

Av. Marquês de Olinda

Marco Zero