Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 30.05.23 - 19h43

Projeto Ninar nos Terreiros contribui para o enfrentamento do racismo infantil

img_alt

Iniciativa da Secretaria de Saúde do Recife acontece durante a XI Semana do Bebê, parceria entre Prefeitura do Recife e o Unicef (Foto: Daniel Tavares/ Arquivo PCR)

Com o objetivo de reconhecer os terreiros como espaços de promoção à saúde, a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), em parceria com a Política de Saúde da População Negra do Recife, realiza o VIII Ninar nos Terreiros, projeto pioneiro no Brasil que oferta serviços de atenção básica associados ao resgate de histórias africanas e afro-brasileiras para crianças, suas mães, comunidades, profissionais e gestores. A iniciativa foi criada em 2015 e desde então vem acontecendo anualmente, durante a Semana do Bebê. A programação segue até sábado (1º/6), em quatro terreiros espalhados pela capital.

De acordo com a coordenadora da Política de Saúde Integral da População Negra da Sesau, Rose Santos, a construção da identidade da criança é algo que vai passar pelos referenciais que forem a ela apresentados. "Por isso, buscamos desconstruir estereótipos por meio de histórias infantis, considerando a mitologia dos orixás como introdução à cultura afro-brasileira", afirma Rose Santos. "A preservação da própria tradição religiosa, uma vez que o corpo é uma ligação com os orixás, ajuda a desconstruir os preconceitos e combater o racismo religioso na saúde", salienta.

As ações do Ninar dos Terreiros acontecem nos terreiros Sete Flechas, no Alto do Mandu, em Casa Amarela; Asé Mangueira, no bairro da Mangueira; YleAxe Oxum Deym Yalorixá, no Pina, e Roça Oxaguiã Oxum Ipondá, no Córrego do Jenipapo, na Guabiraba. Nos locais, serão oferecidas atividades como distribuição de kits de higiene bucal; contação de histórias sobre religião africana; vacina para gestantes, crianças e adultos (difteria, influenza e covid-19); orientação sobre arboviroses; apresentação de maracatu infantil; roda de conversa sobre amamentação materna e shantala para bebês.

Esta mistura de oferta de serviços de saúde com cultura africana e afro-brasileira vem dando tão certo que este ano, pela primeira vez, o Ninar nos Terreiros também será realizado em outubro, por ser considerado o mês da criança. "Por meio de um trabalho pertinente, consciente e engajado, é possível desconstruir imagens estigmatizadas da população negra e de suas manifestações culturais e religiosas. Isso é extremamente relevante, para que se promova equidade. É necessário conhecer nossa história para fortalecer nossa luta antirracista na saúde", explica Rose Santos.

SEMANA DO BEBÊ - A Semana do Bebê teve início no último domingo (28/5) e durante o evento, estão sendo oferecidas mais de 550 ações, realizadas por diversas áreas da gestão municipal. A iniciativa funciona com um observatório de todos os programas que são realizados pela prefeitura na área da primeira infância. O encerramento será no próximo sábado (3/6), com atividades lúdicas, brincadeiras e shows na concha acústica da UFPE, a partir das 15h.

 

Serviço:

Ninar nos Terreiros

Dia: 31/05/2023

Hora: 9h às 12h

Local: Terreiro Asé Mangueira (Rua Dr. Arsenio Tavares, 50, Mangueira)

 

Dia: 01/06/2023

Hora: 14h às 17h

Local: Terreiro YleAxe Oxum DeymYalorixá (Rua Osvaldo Machado, 504, Pina)

 

Dia: 01/06/2023

Hora: das 14h30 às 16h30

Local: Terreiro Roça Oxaguiã Oxum Ipondá (Rua Três Morros, 35-b, Córrego do Jenipapo)