NOTÍCIAS

Cultura | 30.06.11 - 19h00

Biblioteca da Prefeitura do Recife amplia acervo e atrai público

Instalada no oitavo andar do edifício-sede, a Biblioteca da Prefeitura do Recife tem recebido doações de todas as secretarias municipais, ampliando o acervo de três mil exemplares para aproximadamente seis mil e quinhentos, nos últimos meses. O espaço é frequentado por funcionários, estudantes e público em geral, reunindo títulos sobre diferentes assuntos da cidade, entre esses, arquitetura, legislação, planejamento urbano, cultura, turismo e história, inclusive dos bairros.

Os temas disponíveis sobre a cidade do Recife, na biblioteca, são muitos. Desde administração municipal, a demografia, direito, ecologia, economia, educação, engenharia, estatística, finanças, geografia, habitação, hidrografia, indústria, infra-estrutura. E ainda: Orçamento Participativo, política, sociologia, saneamento, geoprocessamento, segurança, transporte e urbanismo. A frequência ao local aumentou bastante este ano, em razão da ampliação do acervo, segundo informações do diretor da biblioteca, José Severino da Silva.

Biblioteca – Vinculada à Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento, a Biblioteca foi criada para subsidiar o Plano Diretor da Cidade. Funciona das 8h às 17h, atendendo consultas e também empréstimos de exemplares. Disponibiliza livros técnicos, DVDs, CDs e outras publicações sobre o Recife. Inclusive um banco de imagens, com fotos dos principais monumentos (pontes, praias, centro urbano). Os empréstimos de livros, por um período determinado de três dias, são renováveis e restritivos ao funcionalismo, mas qualquer pessoa tem acesso ao acervo.

O atendimento na Biblioteca é feito por quatro servidores (dois em cada turno) e um estagiário. O público ainda dispõe de um computador para consultas. Informações podem ser obtidas através do telefone 3355-8473, ou pelo portal da Prefeitura/Secretaria de Gestão e Planejamento. Ano passado a frequência ao local somou mais de seiscentas pessoas e deve aumentar a partir da ampliação do acervo e, consequentemente, das informações disponíveis.