Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 30.06.18 - 13h29

Festa e fé no dia de São Pedro

img_alt

O padroeiro dos pescadores foi celebrado das 6h da manhã de ontem (29) à 1h da madrugada de hoje (30), no bairro de Brasília Teimosa (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Na litorânea capital pernambucana, a festa em honra e graça ao padroeiro dos pescadores foi comprida e animada. À beira mar, o bairro de Brasília Teimosa comemorou a data durante todo o dia de ontem (29), com celebração sagrada e profana, das 6h da manhã à 1h da madrugada. À noite, o santo também foi festejado no Sítio Trindade e no Pátio de São Pedro.

Em Brasília Teimosa, a programação começou bem cedo, com queima de fogos às 6h e missa proferida no palco montado em frente à sede da colônia, às 8h.

À tarde, por volta das 14h, os devotos saíram em procissão, de frente da Capela de São Pedro, pelas ruas Comendador Moraes, Dagoberto Pires, Arabaiano, Badejo até o Iate Clube. De lá, várias embarcações decoradas partiram, carregando a imagem de São Pedro mar afora, para reverenciar o padroeiro dos pescadores em seus domínios, agradecendo e pedindo fartura para as próximas pescarias. As embarcações seguiram até o Farol Velho Boca da Barra, no Porto do Recife.

A dona de casa Gerusa dos Santos, 54 anos, moradora de Brasília Teimosa, é devota, desde criança, do santo e da programação preparada para ele todo ano. “Há dois anos, a procissão foi ainda mais especial pra mim. Eu acompanhei o percurso inteiro, foi um dia de muita chuva. Chorei muito e sentia que São Pedro olhava para mim. Eu pedi que ele me desse uma de suas chaves. Depois de sete dias, eu e meu marido conseguimos realizar o sonho de adquirir uma casa própria. Não perco mais a procissão por nada. Agradeço muito a ele”, contou Gerusa, emocionada.

A recepcionista Graziele Mignat, 35 anos, é outra que não duvida do poder de São Pedro. “Há 25 anos eu acompanho essa procissão. Vinha com minha avó, que faleceu há nove anos, mas continuei vindo”, conta Graziele, que também acaba de ter seu pedido atendido pelo santo. “Há um mês, eu estava pedindo diariamente que ele conseguisse um emprego para a minha irmã, desempregada há um ano. Justamente hoje, no dia dele, ela conseguiu”, comemorou.

A procissão também contou com a participação de pessoas que não moram em Brasília Teimosa, como a administradora Jacilene Fernandes, 31 anos, moradora de Jaboatão dos Guararapes. “Há 17 anos acompanho a procissão e festejo São Pedro no dia dele.”

No arraial montado pela Prefeitura do Recife em Brasília Teimosa, a festa entrou pela noite, com 10 atrações, como Sereias Teimosas, Bandinha Junina Som Brasil, Coco de Mainha, Balé Deveras, Tony Martins, Baladeiros, Michelle Monteiro, Quinteto Violado, Maestro Forró & Fole Assoprado e o homenageado do Ciclo Junino 2018, Geraldinho Lins.