Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 30.06.18 - 13h37

Sábado de cidadania e serviços no Parque da Macaxeira

img_alt

Mutirão conjunto do Governo do Estado e da Prefeitura do Recife proporcionou ações de saúde, educação, assistência social e direitos humanos para mais de 600 famílias que moram nos arredores da Escola Técnica Miguel Batista, na Macaxeira (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Na busca por aproximar os serviços público da população mais carente da cidade, a Prefeitura do Recife e o Governo do Estado proporcionaram aos moradores da Macaxeira uma manhã de sábado (30) repleta de atividades na Escola Técnica Estadual Miguel Batista, que funciona no interior do Parque Urbano da Macaxeira. O mutirão integrado Recife em Ação e Governo Presente tem se consolidado, justamente, pelo seu caráter de proximidade e pela oferta de serviços, como emissão de documentos, exames de saúde, como mamografia, cortes de cabelo e ações de empreendedorismo. Mais de 600 famílias foram atendidas ao longo do dia.

Para o prefeito Geraldo Julio, a conquista mais importante do projeto é chegar junto da população que mais precisa do acesso aos serviços. “Num esforço conjunto da Prefeitura com o Governo do Estado, fazemos essagrande ação que deve receber hoje mais de 3 mil pessoas. A gente roda a cidade inteira numa discussão que é feita junto com as comunidades e, com isso, a gente vai montando um mutirão que acontece a cada 15 dias em um bairro diferente da cidade. E a gente já está com mais de 50 mutirões na cidade”, contou o prefeito.

Logo na entrada da Escola, uma exposição organizada pelo Centro de Educação, Tecnologia e Inovação para Sustentabilidade (CETIS), vinculado à Secretaria Municipal de Educação, chamava atenção pela criatividade das formas e pelo material utilizado: peças de computadores fora de uso. À frente da iniciativa, a professora Djanice Leonardo conta que um dos recortes do projeto é trabalhar materiais recicláveis com literatura. As obras expostas têm enfoque em tecnologia e sustentabilidade. Sob a orientação da docente, turmas de estudantes demonstraram preocupação com o meio ambiente ao aplicar itens de tecnologia descartados para montar os projetos.

Para quem mora no trecho, o dia foi para aproveitar as atividades oferecidas. A doméstica Gelielva Silvano, do Vasco da Gama, juntou a família para cuidar da saúde. Elas aferiram a pressão arterial e realizaram teste de glicemia. “Família é assim, anda sempre todo mundo junto. A gente saiu cedo, porque essa oportunidade está sendo ótima para a comunidade”, contou.  

Os pequenos também aproveitaram o Escovódromo, onde profissionais de saúde bucal davam orientação sobre escovação, cuidados da higiene da boca, e distribuíram kits, com escova e creme dental. “Acho ações como essa importantes, porque fica próximo da gente. Vim com uma amiga e ela tirou novo registro e trouxe a filha pequena, que veio para o escovódromo”, contou Áurea dos Prazeres Bezerra, 32, enquanto aguardava atendimento dos profissionais de saúde. Professores da Academia da Cidade também marcaram presença no mutirão fazendo avaliação do Índice de Massa Corpórea - IMC. Ainda na área da prevenção, o caminhão equipado com mamógrafo da PCR estacionou no local e ofertou 40 vagas para a realização da mamografia.

O secretário Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Cloves Benevides, pontuou que a integração dos serviços potencializa o alcance das ações. “Além de melhorar as metas para o atendimento às pessoas, conseguimos ampliar os números de atendimentos e conseguimos atender mais e com mais qualidade em cada etapa”, afirmou o titular da pasta, que coordena o Programa Governo Presente.

Os dois programas - Mutirão Recife em Ação e Governo Presente - são voltados para ações sociais e atividades em áreas vulneráveis do Recife e interior. Em 2017 a Prefeitura do Recife realizou 31 Mutirões em todas as microrregiões da cidade. A previsão é que, em 2018, 40 comunidades sejam beneficiadas com as ações do programa, que desenvolve mais de 45 atividades em todas as localidades.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife marcou presença com ações para emissão de segunda via de RG e de certidões de nascimento, casamento e óbito.

Além disso, um advogado da Secretaria Executiva de Direitos Humanos também estava lá para dar orientação jurídica. Durante o mutirão, a população de baixa renda pôde aproveitar para receber orientações sobre o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família. 

A Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas do Recife (Sepod) levou ações de prevenção e cuidado. Entre as atividades de prevenção, foram feitas abordagens pessoais e divulgação dos serviços da Sepod. Já a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (Seda) e o Centro de Vigilância Ambiental (CVA) da Secretaria de Saúde do Recife ofereceram vacinação anti-rábica para cães e gatos. 

Lançado este ano para o São João, o donzelômetro também estava presente. O jogo eletrônico, pensado pela Secretaria da Mulher, mede o "grau de donzelice" dos homens com as mulheres e traz uma série de questões que desconstroem conceitos e comportamentos machistas naturalizados pela sociedade. A ideia da ação preventiva é engajar o público masculino a rever suas atitudes e enfrentar a violência de gênero. Além disso, a equipe técnica da Secretaria da Mulher do Recife fez a divulgação dos serviços de combate e prevenção à violência de gênero e fez encaminhamentos dos casos de violência doméstica e supressão de direitos à rede de proteção. 

Em meio à escassez de postos de trabalho no País, a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente esteve presente oferecendo serviços de Intermediação de Mão de Obra da Agência do Emprego do Recife, facilitando o acesso dos moradores às oportunidades de trabalho disponibilizadas pelos empregadores. Além disso, a população teve acesso às orientações da Sala do Empreendedor sobre temas como formalização de empresas, Créditos Produtivos e cursos de aperfeiçoamento. E os alunos das escolas profissionalizantes do Bongi e Aderbal Jurema fizeram cortes de cabelo gratuitos.

Com a participação do Procon Recife no Mutirão, os moradores aproveitaram para registrar queixas sobre relações de consumo (aquisição de produto ou serviço) e ter acesso a serviços gratuitos como negociação de débitos e orientação jurídica. Para conscientizar a população sobre seus direitos, a equipe vai distribuir material sobre orientação financeira.

Governo Presente - O programa defende a garantia de direitos e de prevenção social contra a violência, com foco na atuação em territórios mais vulneráveis do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Petrolina desde 2008. Nestas localidades, o Governo de Pernambuco atua buscando a diminuição dos índices de violência levando políticas públicas e ações de cidadania. Neste ano, a iniciativa amplia as estratégias de atuação para contemplar, também, os municípios do Cabo de Santo Agostinho e do Paulista.

Durante este ano, também serão oferecidas seis mil vagas para oficinas culturais, artísticas e de profissionalização gratuitas como oficinas de grafitagem, foto e videojornalismo, hip hop, capoeira e percussão. Essas atividades serão distribuídas em todos os 50 territórios de atuação atendidos pelo Governo Presente.