NOTÍCIAS

Cultura | 30.08.12 - 19h23

Orçamento Participativo assegura melhorias para pessoas com deficiência

Plenária temática teve participação de 109 pessoas e elegeu como principal prioridade para 2013 a construção do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência

[caption id="attachment_25183" align="alignleft" width="334"] Plenária temática teve participação de 109 pessoas e elegeu como principal prioridade para 2013 a construção do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência. Foto: Carlos Augusto[/caption]

A Prefeitura do Recife realizou nesta quinta-feira (30), a Plenária do Orçamento Participativo voltada para pessoas com deficiência. A reunião aconteceu no Departamento de Tecnologia da Secretaria de Educação do Município, antigo Colégio Nóbrega, no bairro da Boa Vista, e teve como temas principais acessibilidade, qualificação profissional e reabilitação. Na ocasião, 109 pessoas elegeram através do voto, dez delegados que acompanharão o andamento das iniciativas e as ações prioritárias que serão realizadas em 2013 focadas neste tema.

Das políticas votadas, em primeiro lugar, com 84 votos, ficou a implantação do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, que deverá ser aplicada pela Secretaria de Assistência Social. Em segundo lugar ficou a tarefa de garantir à pessoa com deficiência fóruns do Orçamento Participativo para a execução do controle social. Por fim os eleitores optaram com prioridade a implantação do projeto Praia Acessível.

Além das votações, os participantes tiveram acesso à prestação de contas da gestão. “Este é um espaço de fortalecimento da consciência política. É importante que todos se juntem para lutar a favor dos seus direitos. Essa é a oportunidade de conquistar uma vida melhor para as pessoas com deficiência”, destacou o assessor executivo da Secretaria de Direitos Humanos, Cirilo Mota.

Participaram também da plenária o gerente da Pessoa Com Deficiência, José Diniz, o assessor da Secretaria de Assistência Social, Antônio Muniz e o gerente da Pessoa com Deficiência, Roberto Barros.