Secretaria-executiva de Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 30.08.21 - 17h48

Prefeitura do Recife realiza I Semana Municipal da Prevenção de Acidentes com Crianças

Evento virtual é um alerta para a importância da cultura do bem cuidar para a proteção das crianças

 

A Prefeitura do Recife, em parceria com a ONG Visão Mundial e Aldeias Infantis SOS, realiza a  I Semana Municipal da Prevenção de Acidentes com Crianças, evento virtual de dois dias, que começou hoje (30) e segue até amanhã (31). O objetivo da ação é alertar para a importância da cultura do bem cuidar para a proteção das crianças, para refletir e promover a conscientização sobre a prevenção de acidentes.  Várias Secretarias estão envolvidas na realização do evento, como a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas (SDSDHJPD), além das Secretarias de Educação e Saúde municipais. Participaram da abertura a vereadora Michele Collins, autora do Projeto de Lei que instituiu, em 2020, a Semana Municipal da Prevenção de Acidentes com Crianças; Luciana Lima, gerente geral de Articulação da Secretaria Executiva de Primeira Infância; Eduardo Paysan Gomes, gerente da Criança e do Adolescente e também presidente do Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Cidade do Recife (Comdica) e ainda Kess Jones, gerente de Mobilização de Visão Mundial e Reginaldo Silva, coordenador de Advocacy e Participação Juvenil da Visão Mundial Brasil.

De acordo com a ONG Criança Segura (Guia da Semana Municipal de Prevenção de Acidentes com Crianças), no Brasil, os acidentes, ou lesões não intencionais, ainda são a causa de muitas mortes de crianças na faixa etária de 1 a 14 anos e representam uma séria questão de saúde pública no país. Dados do Ministério da Saúde informam que cerca de 3,6 mil crianças brasileiras morrem por ano vítimas de acidentes e, em média, 111 mil são hospitalizadas só na rede pública de saúde por esse motivo. Por isso é importante refletir e debater sobre a importância da Semana de Prevenção de Acidentes com Crianças no calendário municipal de datas temáticas da cidade do Recife, e destacar o compromisso do município de avançar na consolidação da política pública para ampliar a conscientização sobre esta grave problemática, além de difundir mecanismos informativos para prevenção.

A Gerência da Criança e Adolescente, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH), desenvolve ações em relação  à temática em questão no âmbito do Projeto Geração Afeto, tendo realizado diversas oficinas com famílias atendidas em todos os Espaços do Programa Mãe Coruja Recife. Entre elas, a que é voltada para a temática da Prevenção aos Acidentes na Primeira Infância em parceria com técnicas do SAMU é apontada por muitas dessas famílias como a oficina com maior relevância para o seu aprendizado

"A partir da realização da I Semana Municipal de Prevenção de Acidentes com Crianças, a expectativa é de que possamos vir a crescer com essa iniciativa, agregando novas parcerias até tomar uma dimensão como a da Semana do Bebê do Recife, fortalecendo as diversas políticas voltadas para a proteção a crianças e adolescentes construídas no âmbito municipal", destaca Eduardo Paysan Gomes. Ele ainda ressalta que a realização da I Semana Municipal de Prevenção de Acidentes com Crianças está em consonância com ações que já vêm sendo desenvolvidas em nível nacional e municipal, contribuindo para a instituição de uma cultura protetiva junto à sociedade, como  um todo.

"As crianças estão sujeitas a determinados acidentes que são evitáveis e esses episódios impactam nelas e também marcam a vida de seus  familiares. Esse evento vai fazer a diferença na vida de muitas pessoas, trata-se de uma semana inovadora que vai servir de exemplo para outros municípios", disse a vereadora Michele Collins. 

Também nesse primeiro dia, à tarde, foi realizada uma reunião pública, sob a mediação de Eduardo Paysan, Gerente da Criança e do Adolescente, com a participação de Silma Dias, chefe de Divisão da Gerência da Criança e do Adolescente da SDSDHJPD e coordenadora do Projeto Geração Afeto, além de Cláudia Soares, coordenadora do Programa  Mãe Coruja Recife, que debateram  o tema "Lições e desafios na prevenção de acidentes com crianças em tempos de covid-19". Os participantes socializaram as boas práticas e analisaram os desafios vividos pelos gestores públicos e sociedade civil organizada para promover mecanismos de prevenção de acidentes diante da precarização das condições habitacionais em virtude da diminuição de renda e do isolamento social para conter a transmissão do novo coronavírus.

A programação segue na terça-feira(31), a partir das 9h, e pode ser acompanhada pelo app Zoom apenas para pré-inscritos, sendo, posteriormente, disponibilizada no Youtube da ONG Visão Mundial. Haverá palestras direcionadas aos pais, cuidadores, professores, educadores, líderes comunitários, para disseminar os diferentes mecanismos de prevenção de acidentes com crianças no trânsito, escola, casa e nos cuidados com a primeira infância. Participam Taciana Ferreira, presidente da CTTU; Sargento Júlio, do Corpo de Bombeiros e Andrea Castro, técnica pedagógica da Secretaria-Executiva da Primeira Infância. Já à tarde, às 14h, uma Oficina sobre Primeiros Socorros e Prevenção aos Acidentes será realizada por profissional do SAMU, no âmbito do Projeto Geração Afeto com Gestantes e Mães de Crianças, na Primeira Infância, do Espaço Mãe Coruja da Macaxeira, com a coordenadora do Projeto, Silma Dias.