Secretaria de Política Urbana e Licenciamento - SEPUL

NOTÍCIAS

Mobilidade | 30.10.17 - 18h37

CTTU inicia segunda turma de Libras Instrumental para agentes de trânsito

Com início nesta quarta-feira (1º), a atividade terá duração de 40 horas-aula e formará mais 25  profissionais.

 

A Prefeitura do Recife, através da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), inicia a segunda turma do curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para agentes de trânsito, a partir desta quarta-feira (1º). O curso será realizado em dias alternados, no auditório do Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Rua Real da Torre, bairro da Madalena, e terá a duração de 40 horas-aula. Na ocasião, 25 agentes de trânsito da CTTU irão participar das atividades que, juntos com os demais que se formaram entre agosto e setembro deste ano, totalizam 50 profissionais capacitados. 
 
Assim como na primeira turma, a elaboração do conteúdo programático do curso conta com a participação da Secretaria Executiva de Administração e Gestão de Pessoa do Recife, do Centro de Formação de Servidores do Estado de Pernambuco (Cefospe) e da Associação de Surdos de Pernambuco. A iniciativa tem como objetivo tornar mais fácil a comunicação entre os agentes e pessoas surdas em situações cotidianas de trânsito, envolvendo trabalhos de abordagem e orientação. Dentre os conteúdos ministrados na capacitação, estão lições sobre os principais pontos turísticos do Recife, alfabeto datilológico, números ordinais e cardinais, tipos de veículos e elementos de tráfego.  
 
Para a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, o projeto vem obtendo resultados satisfatórios na inclusão de todos aqueles que fazem o trânsito do Recife. "O sucesso da primeira turma, concluída em setembro, confirma a importância dessa formação não só para melhoria do serviço prestado pelo agente de trânsito, mas também para a mobilidade das pessoas surdas. Trata-se de uma continuidade dos trabalhos realizados durante a Semana Nacional de Trânsito em Recife, que contou com uma programação voltada para a inclusão", comentou.