Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 30.10.18 - 14h32

PCR promove II Jornada Intersetorial de Saúde Mental Infanto-juvenil

Encontro reunirá profissionais de várias áreas para a discussão de um Plano de Ação Intersetorial para o cuidado de crianças e adolescentes

 

Profissionais das Secretarias Municipais de Saúde, de Assistência Social e de Educação participam, na próxima quarta-feira (31), da II Jornada Intersetorial de Saúde Mental Infanto-Juvenil. O encontro acontecerá da 8h às 17h, no auditório Dom Helder Câmara, na Escola de Formação de Professores Paulo Freire, na Madalena, e tem como objetivo articular a linha de cuidado para crianças e adolescentes do Recife, que fará parte de uma política intersetorial.

Uma comissão, formada por representantes das áreas da saúde, assistência social e educação, além do Ministério Público, foi criada para a construção do Plano de Ação Intersetorial Integrado, cujas ações começaram no primeiro semestre deste ano. No encontro desta quarta (31), eles voltam a se reunir para dar início às discussões para o próximo ano.

 "Este coletivo vem discutindo a importância da intersetorialidade como prática essencial ao enfrentamento da institucionalização das crianças e jovens, e assumiu como ponto principal de trabalho o fortalecimento das redes tendo a escola como lugar potente de cuidado", explica Valdiza Soares, técnica em Saúde Mental Infanto-juvenil, da Gerência de Saúde Mental, Álcool e outras drogas.

 

Confira a programação: 

 

8h – Acolhimento/Credenciamento

8h30 - Apresentação cultural- Grupo cultural Daruê Malungo/Núcleo do SCFV de Campina do Barreto

9h - Mesa de abertura: Secretários Saúde, Educação, Assistência, Judiciário, Conselho Regional de Psicologia, Adolescente, ESUDA, Conselho Municipal de Saúde e COMDICA.

10h - Mesa de Diálogo: “A intersetorialidade na perspectiva da proteção integral da criança e do adolescente”

Palestrantes: Priscila Cordeiro (Mestre em Serviço Social, Docente da UNIFG, servidora da Secretaria de Assistência Social de Jaboatão dos Guararapes- Representante da Universidade) Ana Maria Farias Lira (Assistente Social, Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social do Recife - Representante dos Conselhos de Direito) Valdiza Soares (Psicóloga, Psicanalista, Referência Técnica em Saúde Mental Infantojuvenil do Recife e Coordenadora de Atenção à Saúde Mental do Estado)

10h45 – Apresentação do Plano de Ação Integrado pela Comissão Intersetorial

Palestrantes: Vanessa Pessoa (Sec. Municipal de Assistência/Analista em Assistência Social/Assistente Social-Especialista em Gestão da Política de Assistência Social) /Chefia de Divisão dos CREAS Recife, Valdiza Soares (Sec. Municipal de Saúde/Referência Técnica em Saúde Mental Infantojuvenil do Recife), Shirley Moura (Sec. Municipal de Educação/Secretaria Executiva de Gestão Pedagógica)

11h30 – Coffee Integrativo

13h – Início das Oficinas

15h15 - Apresentação Musical com os adolescentes do CAPSadi Luiz Cerqueira

15h30 - Apresentação da produção das oficinas

17h - Encerramento