NOTÍCIAS

Cultura | 30.11.12 - 15h22

José Bertotti participa de seminário sobre a saúde do trabalhador

[caption id="attachment_28998" align="alignleft" width="334"] O secretário de Ciência e Tecnologia, José Bertotti, abordou sobre as tendências do crescimento econômico do Recife e de Pernambuco. Foto: Divulgação[/caption]

Na manhã desta sexta (30), o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife, José Bertotti, foi palestrante no 1º Seminário de Saúde do Trabalhador e Reabilitação Profissional. O gestor falou sobre o crescimento da economia regional e a respeito das ações do da Prefeitura para assegurar a tendência positiva.

O seminário tem como objetivo debater sobre o Programa de Reabilitação Profissional dos segurados do INSS e reuniu um público de cerca de 150 pessoas na área de saúde do trabalho. Estiveram presentes representantes de diversas empresas na área de gestão de pessoas e de segurança e saúde do trabalho, técnicos de reabilitação profissional, peritos-médicos e assistentes sociais do INSS.

Bertotti participou da mesa Mercado de Trabalho e Oportunidades: cenário pernambucano atual, no Auditório do CCSA, no campus da UFPE. Ele tratou sobre as tendências do crescimento econômico do Recife e de Pernambuco. O secretário descreveu as ações da Prefeitura do Recife para garantir um ambiente de trabalho saudável para os recifenses. Bertotti ainda colocou à disposição do INSS, o Sistema Público de Trabalho, Emprego e Renda para a reinserção no mercado, os trabalhadores provenientes do Programa de Reabilitação Profissional.

“Nós sabemos que o processo de reintegração dos trabalhadores, que por conta de um acidente ou problema de saúde, encontram-se parcialmente incapacitados é complexo e depende de uma parceria muito fina entre o trabalhador, o INSS, a empresa e a sua família. É nisso que o Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda do Recife quer contribui e apoiar o trabalhador. Ser uma ligação entre os envolvidos”, ressaltou Bertotti.

Segundo Bertotti, o evento também serviu para estabelecer boas parcerias para a cidade. “Aqui, nós interagimos com médicos e peritos do trabalho e estabelecemos parcerias para a Comissão Municipal do Emprego. Os peritos poderão trazer sua contribuição para o monitoramento do ambiente do trabalho no Recife”, finalizou.