NOTÍCIAS

Cultura | 30.11.13 - 14h53

Estudantes viram artistas no 4º Juntos pela Escola

[caption id="attachment_41206" align="aligncenter" width="680"] Geraldo participou da oficina de reciclagem junto com os alunos. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Teatro de surdos, oficina de mamulengo, exposição de fotos e musical infantil foram a novidade na edição de novembro do projeto
 
A arte foi a protagonista da 4ª edição do projeto Juntos pela Escola, com os próprios alunos à frente das apresentações culturais que marcaram um sábado de lazer e cidadania em quatro escolas da Prefeitura do Recife. Peça de teatro com atores surdos, musical infantil, teatro de mamulengos e exposição de fotos com técnica artesanal encantaram as famílias que tomaram as Escolas Municipais Karla Patrícia (Boa Viagem), Luiz Vaz de Camões (Ipsep), Professor José da Costa Porto (Ilha Joana Bezerra) e Padre Antônio Henrique (Derby) das 8h às 13h. O prefeito Geraldo Julio acompanhou de perto a mobilização, que acontece sempre no último sábado de cada mês.
 
Uma peça de teatro na qual o elenco é formado apenas por estudantes surdos destacou-se na Escola Padre Antônio Henrique. Já na Professor José da Costa Porto, na comunidade do Coque, as paredes foram tomadas por fotos em preto e branco tiradas pelos estudantes com câmeras artesanais, feitas com latinhas. O riso saiu fácil com o teatro de mamulengos que contagiou a Escola Luiz Vaz de Camões, e a alegria contagiou a todos na Escola Karla Patrícia, que recebeu o premiado musical infantil "Chuva, Chuvarada", produzido por alunos e professores da Escola Municipal de Arte João Pernambuco.

Geraldo Julio celebrou a marca de 16 unidades de ensino já contempladas com o Juntos pela Escola desde agosto - e revelou a chegada de mais um projeto, o Pais Nota 10, que contemplará os pais mais envolvidos com a escola. "Estamos gerando uma ligação importante da comunidade com a escola, com pais, mães, professores, moradores das redondezas, alunos e voluntários. É importante essa integração. Quem sai ganhando é o aluno, é o futuro dessa criançada", reforçou. Logo na primeira escola visitada, a Karla Patrícia, o prefeito participou da contação de histórias, checou a emissão de certidões de nascimento e a oficina de reciclagem, além de conferir o teatro de fantoches e o consultório de saúde bucal.
 
A programação não parou por aí. A criançada se divertiu com brinquedos infláveis, recreação e oficina de brigadeiro, que transformaram as escolas em parques de diversão. Na Escola Luiz Vaz de Camões, a fanfarra recebeu o prefeito e deu o tom da festa. Geraldo ainda visitou a oficina de pintura em tecido, bordado e decoração de sandálias. Quem queria cuidar do visual encontrou manicure e cabeleireiro à disposição nas quatro unidades. O prefeito conversou com os participantes da sala da beleza na Escola Professor José da Costa Porto. A Escola Padre Antônio Henrique contou com o diferencial do serviço de limpeza de pele e massagem, oferecido pela parceira Projeta Cursos.
 
Além de se divertir, a população aproveitou a manhã de cidadania para retirar documentos. A emissão de certidões de nascimento e casamento foi realizada nas quatro escolas, em parceria com a Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS). Na Karla Patrícia e na Luiz Vaz de Camões, uma das alas mais concorridas era a da carteira de identidade. Quem precisava colocar a saúde dos dentes em dia contou com o atendimento dos odontólogos da Secretaria de Saúde do Recife. Já a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do município realizou cadastro no Bolsa Família.
 
A estudante Lizania Maria da Conceição, 14 anos, documentou toda a movimentação na Escola Luiz Vaz de Camões, onde cursa o 9º ano, e junto com os colegas  vai publicar a cobertura no jornal do colégio. "Estamos curtindo muito porque é uma coisa que não acontece sempre na escola. Vamos fazer um jornal especial para este evento e dizer que recebemos o prefeito, que foi simpático e humilde com todos", contou. Para o secretário de Educação do Recife, Valmar Corrêa, o engajamento dos alunos, como Lizania, e de toda a comunidade mostra que o projeto tem dado resultados. "As famílias estão participando da construção da escola como algo vivo", observou.
 
PARCEIROS - O projeto Juntos pela Escola é uma iniciativa da Prefeitura do Recife com apoio de 30 empresários locais e mais de 300 voluntários. Desenvolvido desde agosto deste ano, já chegou a 16 escolas que têm turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Faz parte do programa Juntos pela Educação, que integra famílias e comunidade com o ambiente escolar, promovendo a valorização da educação na cidade.