Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Administração | 30.11.20 - 11h31

ABRE E FECHA // Dia da Independência

 

A Prefeitura do Recife informa que nesta segunda-feira (7), feriado de Dia da Independência do Brasil, os serviços públicos municipais funcionam em horário especial. Com a reabertura gradual das atividades socioeconômicas, em função da redução dos números da pandemia de covid-19 na cidade, a alguns serviços voltaram a funcionar para  população de forma parcial e segura, como os Compaz e as Academias Recife, que não abrirão no feriado, ma voltam normalmente na terça-feira (8). Já a Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará a disposição como opção de lazer para a população no 7 de setembro.  

Confira o funcionamento dos serviços essenciais do município neste feriado:

TURISMO E LAZER - Este domingo e segunda-feira, vai ter Ciclofaixa de Turismo e Lazer em dobro. Por conta do feriado nacional de 7 de setembro, o percurso dedicado aos ciclistas ficará montado dois dias seguidos. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer conta com três rotas que convergem no Marco Zero e fica disponível das 7h às 16h. São, ao todo, 160 km porque as rotas montadas são conectadas com ciclofaixas e ciclovias já existentes na cidade.

SAÚDE - Nesta segunda-feira (7), feriado da Independência do Brasil, as Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia e Unidades Básicas Tradicionais, estarão fechadas e reabrem na terça-feira (8). Já as cinco Upinhas 24 horas da Prefeitura do Recife estarão abertas o dia todo apenas para atendimento de pessoas com sintomas da covid-19: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo), Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) e Vila Arraes (Várzea).  Para a vacinação antirrábica e acidente tetânico, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará no fim de semana e na segunda-feira (7), das 7h às 12h, para os munícipes do Recife. Para as demais vacinas de rotina, o serviço só reabrirá na terça-feira (8). 

A Secretaria de Saúde reforça que, antes de procurar uma unidade de saúde, o usuário com sintomas respiratórios deve, primeiramente, consultar o site do aplicativo web "Atende em casa covid-19" (www.atendeemcasa.pe.gov.br) para verificar a real necessidade de atendimento presencial. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Metropolitano do Recife (Samu 192) funcionará normalmente.  

ASSISTÊNCIA SOCIAL - Nesta segunda-feira(7), não funcionarão os serviços da Assistência Social realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP). 

As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José, permanece com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas. 

O Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife também não funcionarão. Na terça-feira (8), funcionarão normalmente todos os equipamentos que tiveram o atendimento ao público suspenso devido ao feriado.

MERCADOS E FEIRAS - A Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que os mercados públicos e Feiras Novas funcionam com horário especial na segunda-feira (7), das 6h às 13h. No sábado(5) e no domingo (6), o funcionamento é normal: das 6h às 18h e das 6h às 13h, respectivamente.

HOSPITAL VETERINÁRIO - O Hospital Veterinário do Recife estará fechado nesta segunda-feira (07), por ocasião do Feriado do Dia da Independência do Brasil.

As atividades voltam na terça-feira (08), ainda mantendo apenas os atendimentos de emergência, das 8h às 17h, de segunda a sexta. O Hospital Veterinário do Recife fica situado à Avenida Professor Estevão F. da Costa, S/N, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste da cidade.

COMPAZ – Recém reabertos, para atendimentos individuais e 30% da capacidade das bibliotecas, os Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna e  Miguel Arraes, não funcionam nas segundas-feiras, o que via ocorrer também no feriado de Dia da Independência. As unidades voltam a funcionar na terça (8), com atendimentos parciais à população e medidas de prevenção ao novo coronavírus. 

ACADEMIAS RECIFE - As Academias Recife já reabertas (Mustardinha, Santo Amaro, Guabiraba e Casa Amarela) funcionam até o sábado (5), e retornam na terça-feira (8). O mesmo vale para a academia do Barro, que reabre sábado.