Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 30.11.20 - 11h47

Turismo Criativo do Recife é tema na Abav Collab

Junto da Recria, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife vai apresentar as ações exitosas do Turismo Criativo na cidade 

O desenvolvimento do Turismo Criativo no Recife será tema de uma apresentação realizada na tarde desta quinta-feira (1), na Abav Collab. Comandada pela secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça, e Larissa Almeida, co fundadora da Recria, a apresentação vai tratar desde o conceito do Turismo Criativo, modelo de turismo em ascensão no mundo, quanto também a aplicação dele no Recife, com a implementação do Plano de Turismo Criativo do Recife e suas diretrizes. A Abav Collab é o evento virtual que substitui a tradicional feira da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), considerada uma das principais do setor.

No evento, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife vai apresentar algumas ações inovadoras realizadas durante o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, como a 2a edição do Curso EAD em Gestão do Turismo Criativo, o II Seminário Internacional de Turismo Criativo (que aconteceu de forma totalmente virtual), a virtualização das experiências e a criação e a regulamentação de condutor de Turismo Criativo. “Nós também oferecemos apoio à cadeia produtiva, estivemos junto às comunidades para entender o impacto da crise e auxiliamos na formação de uma nova perspectiva para o turismo criativo”, destacou a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça.

O Turismo Criativo surgiu a partir da necessidade de vivenciar uma cidade de forma diferenciada, de aprender algo peculiar daquele destino. O aprendizado se dá no encontro entre o anfitrião e visitante que, juntos, cocriam a experiência. “Implementamos, de forma pioneira no Nordeste, o Plano de Turismo Criativo do Recife, que traça diretrizes para colocar em prática essa troca de conhecimentos. A nossa cidade é rica em cultura, gastronomia e belezas arquitetônicas, mas, cada vez mais, o visitante não quer só observar a cidade, mas fazer parte dela”, pontuou Ana Paula. 

O Plano de Turismo Criativo do Recife foi desenvolvido de forma totalmente participativa e algumas ações de curto prazo já foram realizadas como a sensibilização de estudantes das escolas públicas da cidade sobre o tema; pesquisa de mercado em Turismo Criativo; ativação de novos espaços na cidade, com o Pátio Criativo; ações de promoção e marketing; apoio a novos empreendedores e programas de mentoria; além do curso EAD em Turismo Criativo.

As ações de sucesso da capital pernambucana colocaram o Recife Rede Internacional de Turismo Criativo, junto de destinos como Barcelona, Ibiza, Paris e Medellín. Integrando universos e derrubando barreiras, o Turismo Criativo valoriza as comunidades da cidade. No Recife, experiências exitosas acontecem na Bomba do Hemetério e na Ilha de Deus. 

A Abav Collab teve início no dia 27 de setembro e segue até 2 de outubro. Mais informações sobre o evento no site https://www.abavcollab.com.br/