Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 30.11.22 - 14h07

Dezembro Vermelho: jovens de 14 a 29 anos são os que mais se infectam com HIV/Aids no Recife

img_alt

Com foco na prevenção dessa e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis, a Prefeitura do Recife vai promover, durante todo o mês, diversas ações na capital pernambucana. (Foto: Ivison Gambarra/PCR)

 

O público jovem será o foco da programação do Dezembro Vermelho, campanha nacional voltada para a prevenção e luta contra o HIV, Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Com o tema “Viver Positivo é Possível”, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife irá realizar, a partir desta quinta-feira (1º), Dia Mundial de Enfrentamento à Aids, até o dia 22 de dezembro, atividades educativas, ações de testagem e oficinas para os munícipes. As iniciativas têm como objetivo trazer visibilidade para as estratégias de prevenção e tratamento das enfermidades, com foco na diminuição do estigma, preconceito e discriminação de pessoas que vivem com o vírus ou a doença.  

As atividades terão foco no público jovem, já que as pessoas entre 14 e 29 anos representaram, no ano passado, 330 (40%) dos 827 novos casos de infecção pelo HIV e 65 (21,5%) dos 302 novos casos de Aids notificados na cidade. “Dessa forma, as atividades serão oferecidas aos munícipes e profissionais da saúde, reforçando essa conscientização ao público jovem”, enumera o coordenador da Política de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis do Recife, Airles Ribeiro.  

Na abertura da programação, nesta quinta-feira (1º), será realizado, em parceria com a ONG Gestos, o seminário “Enfrentamento ao Estigma e Discriminação em Relação às Pessoas Vivendo com HIV/AIDS”, no auditório da Policlínica Lessa de Andrade. No mesmo dia, haverá ações de testagem na Policlínica Salomão Kelner, em Água Fria, e na Escola Municipal da Mangabeira, no bairro de mesmo nome.

Ao longo de todo o mês, haverá também oficinas sobre prevenção combinada para as IST, que tem o objetivo de apresentar as modalidades e possibilidades de prevenção das infecções, além de focar na quebra do estigma e preconceito sobre as infecções. Também serão disponibilizados diversos pontos itinerantes de testagem para a população, ação educativa com profissionais do sexo, entre outras atividades. 

DADOS - No Recife, até novembro deste ano, foram registrados 615 novos casos de infecção pelo HIV, sendo 38% na faixa etária de 14 a 29 anos. Neste grupo, 82% dos casos são do sexo masculino, sendo 56% com formação até o ensino médio e 26% com formação superior. 

Já em 2021, 827 novos casos de infecção pelo HIV e 302 novos casos de Aids foram notificados na cidade. Destes números, a faixa etária de 14 a 29 anos representa 40% dos infectados pelo HIV e 21,5% pela Aids. O sexo masculino corresponde a 86,5% dos casos, tendo 22% deles formação até o ensino médio e 26% formação superior. 

PREVENÇÃO COMBINADA PARA JUVENTUDE - De setembro a novembro deste ano, o Serviço Social do Comércio (Sesc) de Pernambuco, em parceria com a Sesau, realizou o projeto “Promoção da Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva - Multiplique essa ideia”. Durante o Dezembro Vermelho, será feito o encerramento do curso, voltado para adolescentes e jovens do Sesc Jovem - projeto do Sesc Recife.  

O projeto contou com oficinas e rodas de conversa nas unidades do Sesc Santo Amaro, Casa Amarela e Santa Rita, em encontros quinzenais que abordaram temas como HIV, hepatites virais e sífilis, direito sexual e reprodutivo, diversidade sexual e saúde da população negra. O encerramento do curso é a conclusão desses jovens como formadores e multiplicadores de informação sobre a prevenção às ISTs para a juventude. 

SERVIÇOS – Na rede municipal de saúde, a Prefeitura do Recife oferece serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento precoces para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Existem dois Serviços de Atenção Especializada (SAE) para as pessoas com HIV/Aids e seus parceiros: o primeiro, na Policlínica Lessa de Andrade, localizada na Madalena, com mais de dois mil pacientes cadastrados; e o segundo no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista, com 984 usuários cadastrados. 

Nestes locais, atuam uma equipes multiprofissionais compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e psicólogos. São disponibilizados aos pacientes assistência clínica e psicossocial, indicação de profilaxias primárias e secundárias para infecções oportunistas e sexualmente transmissíveis; indicação e manejo de terapia antirretroviral. 

A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife oferece, de forma rotineira, testagem rápida no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Policlínica Gouveia de Barros e também na Policlínica Salomão Kelner, em Água Fria. Além disso, a população pode se dirigir à unidade básica de saúde mais perto de casa, para saber a disponibilidades de testes rápidos para detecção de IST. O resultado sai em cerca de meia hora. 

 

Confira a programação: 

 

  • 01/12 - Seminário Enfrentamento ao Estigma e Discriminação em Relação às Pessoas Vivendo com HIV/AIDS 

Local: auditório da Policlínica Lessa de Andrade: Estrada dos Remédios, 2416, Madalena (8h30)

 

  • 01/12 - Vamos Testar  

Local: Policlínica Salomão Kelner: Estrada Velha de Água Fria, s/n, Tamarineira (9h)

 

  • 01/12 - Vamos Testar

Local: Escola Municipal da Mangabeira: Rua do Cinema, 287, Mangabeira (9h)

 

  • 01/12 - Iluminação de Prédios Públicos com a cor vermelha (cor símbolo da luta contra o HIV/AIDS)  

Locais: Ponte Estaiada do Pina, Geraldão e Autarquia de Urbanização do Recife (URB) (18h)

 

  • 01/12 - Prevenção Combinada para Juventude

Local: Praça da Várzea: Avenida Afonso Olindense, Várzea (18h)

 

  • 03/12 - Vamos Testar Juventude 

Local: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE): Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos (14h)

 

  • 05/12 - Vamos Testar Juventude 

Local: ONG Adolescer Caranguejo: Travessa Campo Tabaiares, 88, Afogados (ponto de referência: ao lado do Sebrae) (09h)

 

  • 06/12 - I Encontro de Formação Multiprofissional em atenção à saúde integral das pessoas vivendo com HIV/AIDS na cidade do Recife

Local: Universidade Tiradentes (UNIT): Avenida Mascarenhas de Morais, 3905, Imbiribeira (8h)

 

  • 07/12 - I Encontro de Formação Multiprofissional em atenção à saúde integral das pessoas vivendo com HIV/AIDS na cidade do Recife

Local: Universidade Tiradentes (UNIT): Avenida Mascarenhas de Morais, 3905, Imbiribeira (8h)

 

  • 07/12 - Vamos Testar 

Local: Casa de Acolhida Atitude Santo Amaro: Rua dos Palmares, 1306, Santo Amaro (9h)

 

  • 07/12 - Prevenção Combinada para Juventude 

Local: Praça da Joana Bezerra: Ponte José de Barros Lima, 1002, Ilha Joana Bezerra (17h)

 

  • 09/12 - Oficina com Jovens da Comunidade do Caranguejo 

Local: ONG Adolescer Caranguejo: Travessa Campo Tabaiares, 88, Afogados (ponto de referência: ao lado do Sebrae) (14h)

 

  • 09/12 - Vamos Testar Juventude 

Local: ONG Adolescer Caranguejo: Travessa Campo Tabaiares, 88, Afogados (ponto de referência: ao lado do Sebrae) (15h) 

 

  • 09/12 - Saúde na Pista: Profilaxia Pós-Exposição 

Locais de concentração de profissionais do sexo do Recife (21h) 

 

  • 10/12 - Oficina sobre Prevenção Combinada 

Local: Casa de Acolhida LGBTQIA+: Rua Pereira Coutinho Filho, 481, Iputinga (10h)

 

  • 10/12 - Vamos Testar em parceria com a Igreja Católica do Coque

Local: Terreiro de Mãe Leonildes

 

  • 14/12 - Oficina sobre Gerenciamento de Risco na Prevenção das IST

Local: Auditório do Compaz Miguel Arraes: Avenida Caxangá, 653, Madalena (13h)

 

  • 16/12 - Prevenção Combinada: Multiplique essa ideia 

Local: USF Alto José do Pinho: Rua Maragogi, 05, Casa Amarela (18h)

 

  • 17/12 - Vamos Testar no Colorindo os Terreiros

Local: Terreiro Ilê Orixá - Rua da Bela Vista, 342, Dois Unidos (9h)

 

  • 19/12 - Vamos Testar 

Local: Caps AD René Ribeiro: Rua Jacira, 210, Afogados (18h) 

 

  • 22/12 - Oficina sobre Notificação de Violência com foco na Sorofobia 

Local: Serviço de Atenção Especializada (SAE) Gouveia de Barros: Largo da Santa Cruz, s/n Boa Vista (14h)