NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 30.12.15 - 17h19

Colônia de férias no Parque da Jaqueira e no Jardim Botânico

img_alt

Programação realizada pela Prefeitura do Recife inclui apresentações de teatro, contação de história, trilhas, exibição de filmes, oficinas, games digitais e muitas brincadeiras educativas. (Foto: Irandi Souza/PCR)

 

As férias escolares chegaram e janeiro é o momento certo para tirar a garotada de dentro de casa. Duas boas opções são as colônias de férias do Jardim Botânico, no Curado, e do Econúcleo do Parque da Jaqueira, organizadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife. Gratuita, a iniciativa promove atividades lúdicas e de educação ambiental dedicadas às crianças. A programação começa no dia 7 de janeiro e vai até o final do mês, sempre de quinta a domingo, nos dois espaços. 

Para movimentar os pequenos, a colônia inclui apresentações de teatro, contação de história, trilhas, exibição de filmes, oficinas, games digitais e muitas brincadeiras educativas. Os interessados precisam se inscrever no local, pouco antes de iniciar as atividades, às 9h para participar da programação matinal, e às 13h30, para a da tarde. A cada semana serão abordados temas ambientais e realizadas brincadeiras diferentes. Entre as temáticas trabalhadas estão a importância da água, o verde urbano, resíduos sólidos e biodiversidade.

“Nossa colônia de férias é uma opção de lazer diferenciada que une diversão e ecologia. As crianças aprendem brincando sobre a importância de se preservar o planeta e cada um dos elementos da natureza para garantir o futuro da geração delas e das próximas. Além disso, a colônia possibilita deixar um pouco de lado esse universo urbano para desfrutar do contato com importantes áreas verdes da cidade”, disse a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa. Ela lembra ainda que todas as crianças precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.

No Jardim Botânico, pela manhã, as ações são destinadas a crianças de 10 a 13 anos e acontecem das 9h às 12h. Já à tarde, é a vez do público com idade entre 7 e 9 anos e a recreação vai das 13h30 às 15h30. Nos dois horários, estão previstas trilhas monitoradas pela mata, contação de história, jogos, dinâmicas na área verde, oficinas e apresentações musicais com a Turma Mangue e Tal. Além das dinâmicas recreativas, o visitante pode aproveitar o passeio para conhecer os sete jardins temáticos da reserva ou apenas desfrutar do contato com a natureza.

Já no Econúcleo do Parque da Jaqueira, a diversão também está garantida com atividades de contação de história, brincadeiras, jogos digitais, oficinas de percussão com garrafas PETs, produção de mudas, origamis e outras. Neste caso, as atividades pela manhã, que vão das 9h às 12h, são apropriadas para quem tem idade entre 7 e 9 anos. Já o horário da tarde ficou dedicado ao público de 10 a 13 anos, das 13h30 até 17h.

 

Serviço

O quê: Colônia de Férias

Quando: a partir do dia 7 de janeiro, de quinta a domingo.

Onde: Econúcleos do Jardim Botânico e Parque da Jaqueira

Entrada: gratuita

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

 

De 07 a 10/01 – Tema: No Embalo do Rio

 

Econúcleo Parque da Jaqueira

Manhã

9h – Inscrição

9h30 às 12h – Apresentação do tema - Palco

Contação de história

Exibição de Vídeo

Jogo “Espelho d’água”

Jogos Digitais

Dinâmica da Pescaria

Oficina

Apresentação musical

 

Tarde

13h30– Inscrição

14h às 17h – Apresentação do tema -Palco

Contação de história

Exibição de Vídeo

Jogo “Espelho d’água”

Jogos Digitais

Dinâmica

Oficina

Apresentação musical.

 

Econúcleo Jardim Botânico

 

Manhã

9h – Inscrição (Recepção JBR)

9h30 às 12h– Apresentação do tema

Trilha

Contação de história

Exibição de Vídeo

Jogo “Espelho d’água”

Dinâmica no laguinho

Oficina

 

Tarde

13h30 às 14h – Inscrição

14h às 15h30 – Apresentação do tema - Palco

Contação de história

Exibição de Vídeo

Trilha

Jogo “Espelho d’água”

Dinâmica no laguinho.

Oficina

Apresentação musical.