NOTÍCIAS

Cultura | 31.01.13 - 21h26

Ano letivo da rede municipal de ensino do Recife é aberto oficialmente nessa sexta (1)

A Secretaria de Educação do Recife abre oficialmente o ano letivo de 2013 nessa sexta-feira (1º) dando as boas-vindas aos 6 mil professores e 745 agentes de desenvolvimento infantil da rede municipal de ensino no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco. A programação inicia-se às 8h30 com discurso do secretário Valmar Corrêa de Andrade sobre o tema Educação e Direitos Humanos, que será trabalhado durante todo o ano nas 321 unidades educacionais do município. O evento prepara os profissionais para receber os cerca de 90 mil estudantes da rede, que retornam às aulas na próxima quarta (6).

Convidados ministram conferência sobre o tema do ano letivo durante todo o dia. Os educadores assistirão às palestras divididos em três grupos, pela manhã, tarde e noite. No primeiro horário e no último, falará a professora doutora Aida Monteiro, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação em Direitos Humanos da UFPE. À tarde, a partir das 14h, os conferentes são Mozart Neves Ramos, conselheiro do Movimento Todos pela Educação, e o promotor de justiça de defesa da cidadania do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) Westei Conde Martin Júnior.

A partir das 18h30, a programação de abertura do ano letivo passa para o Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena. Compõem a mesa de debates durante os três turnos do evento o secretário de Educação do Recife, Valmar Corrêa de Andrade, e dois convidados: a presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Ana Lúcia Rêgo, e um representante do Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere).

“Convocaremos todos os professores e agentes de desenvolvimento infantil para que se engajem no desafio de educar. Estamos trabalhando para melhorar a formação continuada dos profissionais da rede e também dotar as escolas de infraestrutura adequada. Tudo isso para obter o melhor resultado, que é o aprendizado do aluno”, destaca o secretário Valmar Corrêa de Andrade.

Na segunda (4) e terça-feira (5) os docentes estarão nas unidades de ensino para a formação continuada, que terá como foco a elaboração do planejamento para o ano letivo de 2013. Além disso, vão estudar e discutir o 1º Caderno da Política da Rede e elaborar projetos didáticos referentes ao tema Educação e Direitos Humanos: o reconhecimento das diferenças como elemento de construção da cidadania.