NOTÍCIAS

Cultura | 31.01.13 - 21h25

Recife seleciona 50 alfabetizadores para o Programa Lição de Vida

Estão abertas até o dia 7 de fevereiro as inscrições para alfabetizadores bolsistas do Programa Lição de Vida, desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Educação do Recife e o programa Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação (MEC). Há 40 vagas para alfabetizadores de turmas de jovens e adultos a partir de 15 anos que não concluíram o ensino fundamental e outras 10 para alfabetizadores coordenadores, totalizando 50 vagas.

As bolsas variam de R$ 400 (para profissionais responsáveis por uma turma de até 25 alunos) a R$ 750 (alfabetizadores que atuam em duas turmas de estabelecimento prisional ou de jovens que cumprem medida socioeducativa). A carga horária semanal é de 10 horas para alfabetizadores e de 20 horas para coordenadores. Os selecionados deverão desenvolver atividades no Programa Lição de Vida durante oito meses.

Candidatos às vagas de alfabetizador precisam ter, no mínimo, formação de nível médio completo, ser maiores de 18 anos e, preferencialmente, ter tido experiência com educação de jovens e adultos. O período de inscrição estende-se até a próxima terça-feira (5). Nessa data, às 19h, os inscritos submetem-se a uma prova de conhecimentos pedagógicos no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena.

Já os interessados na vaga de coordenador devem ter formação em nível superior em educação ou estar cursando a graduação. Será dada preferência a aqueles que são professores de rede pública de ensino. Todos devem comprovar experiência em educação, especialmente de jovens e adultos. As inscrições para esse cargo abrem na próxima segunda-feira (4) e encerram-se na quinta (7). No ato da inscrição, será agendada entrevista de seleção.

No Recife, os alunos do Programa Lição de Vida têm acesso a biblioteca, laboratório de informática, visita a museus, atividades culturais e kit de material didático. No fim das aulas, que este ano será em setembro, todos recebem certificado.

SERVIÇO – Tanto os candidatos a alfabetizador quanto os que desejam disputar as vagas de coordenador devem procurar o Centro Administrativo Pedagógico da Secretaria de Educação do Recife (CAP) para realizar a inscrição. O CAP situa-se na Rua Frei Matias Tevis, s/n, Ilha do Leite, anexo à Escola Municipal Reitor João Alfredo. O horário de atendimento estende-se das 8h30 às 12h e das 14h às 17h. Mais informações pelo telefone (81) 3355-5960 ou 3355-5961, além do site www.recife.pe.gov.br.

Veja a chamada pública para seleção aqui.