NOTÍCIAS

Cultura | 31.01.14 - 15h03

Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil teve início no Recife

[caption id="attachment_43270" align="alignleft" width="680"] O evento reuniu cerca de 200 participantes no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire. (Foto: Lú Streithorst/ PCR)[/caption]

A 2ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil do Recife teve início nesta quinta-feira (30), reunindo cerca de 200 participantes, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire. A solenidade de abertura foi presidida pelo secretário executivo de Defesa Civil, Adalberto Freitas, e contou com a presença do coordenador executivo da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco, Cássio Santana; da gerente de Atenção Social da Defesa Civil, Keila Ferreira; e do líder comunitário José Pereira, representando a sociedade civil.

“A Conferência é um momento de contar com a participação de representantes de diversos segmentos, como sociedade civil, conselhos, comunidade científica e poder público, para debater as políticas de Proteção e Defesa Civil e, juntos, buscarmos o fortalecimento e aperfeiçoamento do trabalho que é executado nesse âmbito”, destacou o secretário executivo de Defesa Civil, Adalberto Freitas.

O primeiro dia da 2ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil do Recife também contou com uma apresentação cultural dos jovens do Núcleo Comunitário de Defesa Civil da Guabiraba e com uma palestra magna ministrada pelo professor da UFPE, Roberto Coutinho, que abordou tópicos como a importância de investir na prevenção de desastres, de estimular a percepção de risco nas comunidades e de buscar a resiliência nas cidades. Além disso, foi realizada a leitura e aprovação do regimento interno do evento.

Hoje (sexta-feira, 31), a partir das 8h, os participantes se dividirão em quatro salas temáticas que vão abordar, respectivamente, os eixos temáticos da Conferência: Gestão integrada de riscos e resposta a desastres; Integração de políticas públicas relacionadas à Proteção e Defesa Civil; Gestão do conhecimento em Proteção e Defesa Civil; e Mobilização e promoção de uma cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de cidades resilientes.

No período da tarde, será realizada a plenária final com o objetivo de escolher os princípios e diretrizes elaborados pelos participantes e também a eleição dos delegados que participarão da 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil de Pernambuco, prevista para acontecer no próximo mês de março.