Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 31.01.17 - 16h22

Operação Volta às Aulas da CTTU tem início nesta quarta-feira (1º)

Cerca de 50 agentes e orientadores de trânsito vão reforçar a fiscalização e o monitoramento nos principais corredores viários do Recife

 

 

A Prefeitura do Recife, através da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), vai dar início a mais uma operação Volta às Aulas. Na quarta-feira (1º), os corredores viários que dão acesso às grandes escolas da cidade vão receber um efetivo de cerca de 50  agentes e orientadores de trânsito, que vão reforçar o trabalho de monitoramento e fiscalização de tráfego. Além disso, a CTTU vai distribuir um material educativo com o tema “No trânsito você é o condutor da vida”, com o objetivo de orientar condutores, pedestres e ciclistas sobre a responsabilidade de cada um para um trânsito mais seguro. A operação será realizada até a sexta-feira (10).

 

Entre as vias que receberão a ação, estão as ruas Dom Bosco, Paissandú, Belmonte, Padre Bernardino Pessoa, Professor Eduardo Wanderley Filho e avenidas Rui Barbosa e João de Barros, no centro e nas zonas Oeste, Norte e Sul. De acordo com Agostinho Maia, Gerente Geral de Trânsito da CTTU, a operação vai ter foco na orientação dos condutores, porém o trabalho de fiscalização também será realizado com rigor. “Durante esse período, é muito comum a ocorrência de infrações como estacionamento irregular e formação de fila dupla. Esse tipo de irregularidade compromete a fluidez e a segurança viária e, por isso, será um dos focos das equipes de fiscalização”, informa.

 

Com o retorno às aulas das escolas do Recife, a frota de veículos nas ruas da capital pernambucana tem um aumento médio de 25%. Esse dado foi obtido através das contagens feitas pelos equipamentos eletrônicos implantados nos principais corredores de trânsito. Considerando a estimativa da frota circulante na cidade, que recebe veículos de toda a Região Metropolitana e que chega a 1,2 milhão, no período de férias escolares existe uma redução média de 250 mil automóveis.

 

FISCALIZAÇÃO -  Com a volta às aulas, a fiscalização nos principais corredores viários será intensificada e funcionará de maneira rigorosa. A operação será realizada por uma equipe de 40 agentes e orientadores de trânsito, que irão realizar rondas no entorno das escolas. Os pais devem ficar atentos à sinalização e às regras contidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Estacionar em fila dupla ou em faixa de pedestre são consideradas infrações graves, com multa de R$ 195,23 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Além disso, o condutor corre o risco de ter o veículo levado para o depósito.