Companhia de Trânsito e Transporte Urbano

NOTÍCIAS

Mobilidade | 31.01.19 - 12h58

CTTU inicia Operação Volta às Aulas nesta sexta-feira (1º)

A Trupe da CTTU realizará atividades lúdicas no entorno das escolas. Para garantir a fluidez do tráfego, efetivo de 80 agentes e orientadores vai atuar nos principais corredores viários do Recife

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), inicia, nesta sexta-feira (1º), mais uma Operação Volta às Aulas na capital pernambucana. Ao todo, um efetivo de 80 agentes e orientadores de trânsito será mobilizado para garantir a fluidez do tráfego e auxiliar condutores e pedestres devido ao aumento da frota de veículos na cidade. Além disso, os artistas educadores da Trupe da CTTU vão realizar ações educativas durante duas semanas, promovendo diálogos no entorno das escolas com o intuito de fortalecer a responsabilidade no trânsito. Entre as vias que vão receber a ação estão as avenidas Rui Barbosa, João de Barros, Norte, Conselheiro Aguiar, Visconde de Jequitinhonha, Doutor José Rufino e ruas Paissandú e Dom Bosco.

A Trupe da CTTU tem como objetivo a conscientização das crianças como estratégia para multiplicar os ensinamentos de um trânsito seguro e consciente. Neste ano, a ação também terá o intuito de conscientizar pais e alunos sobre os cuidados e a importância do Transporte Escolar regulamentado pela CTTU. De acordo com o coordenador do Programa municipal de Educação para o Trânsito, Francisco Irineu, a Operação Volta às Aulas visa reforçar a responsabilidade que cada cidadão tem no trânsito. "A ação mobiliza não só os alunos, pais e as escolas, mas toda a população, sobretudo as pessoas que circulam em área escolar, seja de carro, motocicleta, bicicleta ou a pé. Elas observam as dicas que são passadas pela CTTU, multiplicam essas informações com outras pessoas e passam a assumir posturas mais responsável no trânsito", explica.

No período de férias escolares, existe uma redução média de 250 mil veículos da frota circulante nas vias do Recife, que recebe veículos de toda a Região Metropolitana do Recife (RMR) e pode chegar a mais de 1 milhão com a volta às aulas - um aumento médio de 20 a 25%, de acordo com as contagens feitas pelos equipamentos eletrônicos implantados nos principais corredores de trânsito. Dessa forma, a fiscalização nos principais corredores viários será intensificada. Por isso, os pais de alunos devem ficar atentos à sinalização e às regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Estacionar em fila dupla, sobre faixa de pedestre ou em desacordo com a sinalização regulamentada na via são infrações graves, com multa de R$ 195,23 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, o condutor corre o risco de ter o veículo apreendido.

TRANSPORTE ESCOLAR - A Prefeitura do Recife, através da CTTU, incentiva o uso do Transporte Escolar regulamentado, uma vez que, além de ser uma opção segura para os alunos, o serviço diminui o número de veículos que circula nas ruas da cidade no horário de pico. Em média, a CTTU regulamenta cerca de 800 veículos todos os anos.