Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 31.01.20 - 11h27

Usuários do Ambulatório LGBT da Lessa de Andrade participam de exposição

img_alt

A atividade fez parte da Semana de Visibilidade Trans, que encerra a programação nesta sexta (31), com lançamento de outra exposição, agora no Centro LGBT, na Boa Vista (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

“Ações como essa fazem a gente ter representatividade e força para resistir”, disse a estudante Diana Martini, de 20 anos, uma das participantes da exposição com transexuais e travestis no Ambulatório LGBT Patrícia Gomes, na Policlínica Lessa de Andrade. A ação foi uma das atividades realizadas pela Prefeitura do Recife na 7º Semana Nordestina de Visibilidade Trans, promovida pela Articulação e Movimento de Transexuais e Travestis de Pernambuco (Amotrans-PE), em parceria com a PCR e outros órgãos e entidades, desde a última segunda (27) até esta sexta-feira (31).

Além de Diana, outros nove usuários do Ambulatório LGBT participaram da exposição, que contou com breves relatos sobre a importância da unidade para a saúde de transexuais e travestis que residem na cidade. “Aqui encontrei um espaço para cuidar da saúde. O ambulatório me dá assistência psicológica, atendimento com endocrinologista e médicos de outras áreas”, contou Diana, que é moradora da Encruzilhada, zona norte do Recife.

Inaugurado pela Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife em 2017, o Ambulatório LGBT Patrícia Gomes oferece atendimento com equipe multiprofissional de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, incluindo exames clínicos e processo transexualizador ambulatorial (hormonização). Ao longo de toda esta semana, a Sesau Recife realizou acolhimento, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e encaminhamentos de exames de preventivo ginecológico para homens trans no Ambulatório LGBT.

“Pensamos e realizamos a exposição fotográfica com o objetivo de mostrar a importância do Ambulatório para a população LGBT do Recife. Não tem nada mais prazeroso do que trazer os usuários e as usuárias para dizer a todos como este espaço conseguiu mudar a vida de cada um”, disse Airles Neto, coordenador da Política de Atenção à Saúde da População LGBT do Recife. Na última segunda, a Coordenação da Política de Saúde LGBT recebeu uma homenagem do movimento social transexual pelo trabalho exercido em prol de uma saúde livre de preconceito e discriminação.

E outra exposição vai marcar o encerramento das ações da Prefeitura do Recife na Semana da Visibilidade Trans. Nesta sexta, está sendo lançada a Exposição Transformar e Libertar, no Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT do Recife, na Boa Vista. A ação é organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, através da Gerência de Livre Orientação Sexual (Glos), em parceria com a Secretaria da Mulher do Recife.

Na última quarta-feira (29), Dia Nacional da Visibilidade de Transexuais e Travestis, o ambulatório LBT do Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado, teve uma manhã de ações educativas e de orientações, com o objetivo de levar informações qualificadas para quebrar barreiras e preconceitos e também divulgar o serviço especializado. No mesmo dia, a Glos, inaugurou, no Parque 13 de Maio, um memorial em reconhecimento à luta do movimento trans, atendendo a um pleito da Conferência Municipal LGBT do Recife.

Ainda para marcar o Dia da Visibilidade Trans, as cores do movimento trans iluminaram alguns pontos do Recife na quarta-feira. Com o apoio da Emlurb, receberam iluminação especial nas cores rosa, azul e branco a Ponte Estaiada, na Via Mangue, Zona Sul do Recife, e a Ponte Princesa Isabel, na área central da cidade.